PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Autarquia quer comparticipar despesas na alimentação em jardins de infância

21 Fevereiro, 2012 - 11:09

188

0

A Câmara Municipal de Paredes de Coura aprovou o aumento do incentivo à natalidade e vai passar a comparticipar as despesas de alimentação no pré-escolar, ou seja, nos jardins de infância.

A Câmara Municipal de Paredes de Coura aprovou o aumento do incentivo à natalidade e vai passar a comparticipar as despesas de alimentação no pré-escolar, ou seja, nos jardins de infância. A medida, aprovada em reunião de câmara, deverá ser levada à assembleia municipal que se realiza esta sexta-feira.

À Rádio Vale do Minho, o vice-presidente do executivo, Manuel Monteiro, explica que este reforço vem suprir uma “lacuna” no concelho e que surge na sequência de outros apoios já implementados no município, como seja a entrega de um subsídio de 500 euros (primeiro e segundo filhos) e de mil euros (terceiro filho), destinado a famílias com menos rendimentos.

Segundo o responsável, esta comparticipação na alimentação, no pré-escolar, será ministrada em função do abono de família atribuído.

Com esta medida, o executivo courense pretende combater a recessão demográfica no concelho. A população tem vindo a diminuir. Se, em 2001, estavam registados nos Censos, 9571 habitantes, em 2011, os dados estatísticos contabilizaram 9251. A situação é, sobretudo, evidente, junto da camada jovem. Actualmente, a frequentar o 1º ciclo do ensino básico estão cerca de 300 alunos, isto é, menos de meio milhar.

Esta realidade levou a Câmara Municipal de Paredes de Coura a encerrar todas as escolas do 1º ciclo nas 21 freguesias do concelho, tendo concentrado aquele grau de ensino num edifício único, construído de raiz na sede do concelho.

No caso das famílias numerosas, o regulamento municipal contempla a redução de 50 por cento no pagamento das despesas de água e saneamento, até 15 metros cúbicos, para os agregados familiares compostos pelo conjunto de, pelo menos, seis pessoas ligadas entre si.

Já a comparticipação mensal de frequência de creche chega a um montante máximo mensal de quarenta e cinco euros, entre os quatro e os 36 meses, variando em função do escalão de abono de família do requerente.

Últimas