PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Autarquia prevê inauguração do Museu do Alvarinho ainda este ano

16 Abril, 2014 - 14:21

201

0

Espaço será interactivo e vai funcionar na base das novas tecnologias.

A Câmara de Monção pretende inaugurar o Museu do Alvarinho ainda este ano. O espaço vai ficar situado na Casa do Curro e promete dar aos monçanenses e aos visitantes uma nova perspectiva sobre as origens e a actualidade deste vinho. No total, trata-se de um investimento de 150 mil euros.
“Será um museu interactivo. Com hologramas, com bases informáticas onde qualquer criança poderá digitar e receber informação. Podemos até trabalhar com hologramas que mostrem os ‘pais’ do Alvarinho, tais como Manuel Cerqueira”, explicou à Vale do Minho o presidente da Câmara, Augusto Domingues. “Este não será um museuclássico. Não vão estar expostas tesouras de poda. Serão as novas tecnologias a explicar como se produz o Alvarinho, as quintas e a gente associada a este vinho. Será um museu do modernismo”, adiantou o edil.
A produção de vinho alvarinho movimenta dois mil produtores e engarrafadores dos concelhos de Monção e Melgaço, num volume de faturação anual que ascende a 25 milhões de euros, sendo mesmo uma das uvas mais caras do país. São números da Associação de Produtores de Alvarinho que dizem ainda que a exportação de vinho alvarinho representa 10% do total das vendas anuais deste produto, sobretudo para mercados da América do Norte e Norte da Europa, além de outros países com forte presença de emigrantes portugueses como a França.

Últimas