PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Autarquia impõe 3 condições para que junção de agrupamentos escolares possa avançar

22 Maio, 2012 - 15:44

162

0

Em causa está a possível junção, em termos administrativos, do Agrupamento de Escolas Deu-la-Deu Martins, com o Agrupamento de Escolas do Vale do Mouro e a Escola Secundária de Monção.

A criação de um território educativo único no concelho de Monção poderá ser uma realidade a curto prazo, caso as condições impostas pela autarquia sejam aceites pela Direção Regional de Educação do Norte. Em causa está a possível junção, em termos administrativos, do Agrupamento de Escolas Deu-la-Deu Martins, com o Agrupamento de Escolas do Vale do Mouro e a Escola Secundária de Monção.

Caso esta intenção se mantenha, por parte do Governo, a autarquia impõe três condições, aliás já dadas a conhecer à tutela, em reunião. O município exige a continuidade do funcionamento da Escola Básica Integrada de Tangil, nos moldes actuais e a manutenção dos recursos humanos da Escola Secundária de Monção sob a tutela do Ministério da Educação.

O executivo solicita, também, a celebração de um novo protocolo de colaboração entre o município monçanense e o Ministério da Educação, mais favorável em termos financeiros para a autarquia. A título de exemplo, o vereador da Educação, Augusto Domingues, explica que a autarquia apenas recebe do Estado 1/5 daquilo que gasta em transportes.

A concretizar-se, a criação de um território educativo único no concelho de Monção poderá acontecer já no próximo ano letivo. Para tal, será necessária a constituição, por parte da DREN, de uma comissão gestora do mega agrupamento e a escolha do local de gestão.

Recorde-se que a junção dos agrupamentos escolares não é um assunto novo no concelho monçanense, tendo motivado protestos e a assinatura de um abaixo-assinado, por parte de pais e professores.

Desta vez, a revolta não se fez, para já, sentir, apesar da comunidade educativa estar a par desta possibilidade, sendo que algumas reuniões têm sido realizadas. O vereador realça que, da parte dos professores, não tem existido “grande antagonismo”, caso seja para “melhoria do sistema educativo”.

Por agora, o município de Monção aguarda uma resposta da Direção Regional de Educação do Norte, de quem partirá a alteração de gestão, inserida no reordenamento educativo.

Em termos de educação, o concelho de Monção está organizado em dois agrupamentos escolares (Deu-la-Deu Martins e Vale do Mouro), recebendo, em conjunto, 1559 alunos. A Escola Secundária de Monção é frequentada por 514 alunos. Caso se confirme, o novo território educativo único terá uma dimensão global de 2073 alunos.

Últimas