PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Autarquia coloca nova sinalética em zona escolar para acabar com polémica entre pais e GNR

2 Janeiro, 2013 - 08:56

210

0

O autarca explica que a colocação de nova sinalética permite o estacionamento até ao máximo de cinco minutos. Jorge Mendes diz que é a solução mais viável e que evita a dualidade de critérios.

Depois de reuniões entre pais, GNR e executivo, e de várias propostas em cima da mesa, a Câmara Municipal de Valença vai mudar a sinalética que tem gerado polémica junto dos encarregados de educação da Escola Básica e Jardim-de-infância de Valença, pela falta de lugar para paragem das viaturas para deixar as crianças.

O caso começou a ser contestado no último ano letivo, tendo-se agravado em Setembro com a aplicação de multas diárias.

O autarca explica que a colocação de nova sinalética permite o estacionamento até ao máximo de cinco minutos. Jorge Mendes diz que é a solução mais viável e que evita a dualidade de critérios.

Já em Setembro, a Assembleia Municipal de Valença tinha debatido este assunto, levantando dúvidas sobre a legalidade da sinalética existentes e denunciando um exagero de punição por paragens que não são um estacionamento.

Esta nova medida foi anunciada pelo presidente de Câmara na última Assembleia de 2012, tendo vários deputados municipais questionado o facto de a nova sinalética da escola nem sequer passar pela aprovação deste órgão.

Recorde-se que este caso já suscitou vários contactos distritais e até nacionais, com os pais a solicitarem um parecer ao Provedor da Justiça, e o presidente demissionário da Assembleia Municipal a debater o caso junto da Associação Nacional de Municípios Portugueses e até a ponderar avançar com o caso para o Tribunal Administrativo.

De resto, alguns encarregados de educação solicitaram á autarquia a proibição de estacionamento juntos dos pavilhões gimnodesportivos. Caso que o executivo vai analisar a melhoria do tráfego nessas zonas.

Últimas