PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Autarquia acolheu seminário internacional sobre turismo global

26 Fevereiro, 2010 - 14:59

97

0

O município de Valença acolheu, nesta sexta-feira, um seminário internacional, subordinado ao tema "Desenvolvimento turístico sustentável global". Trata-se de um projecto europeu da Ultreia e que contou com diversas entidades portuguesas, mas também de Espanha, França e Irlanda.

O município de Valença acolheu, nesta sexta-feira, um seminário internacional, subordinado ao tema "Desenvolvimento turístico sustentável global". Trata-se de um projecto europeu da Ultreia e que contou com diversas entidades portuguesas, mas também de Espanha, França e Irlanda. Incentivar o desenvolvimento turístico regional e promover o património cultural e natural foram os grandes objectivos deste seminário. O vereador da cultura e turismo, José Monte diz que Valença ocupa hoje um lugar estratégico, no âmbito do turismo regional: " o tema é o desenvolvimento sustentável global, no âmbito do turismo religioso, cultural e natural em que Valença está na rota, no eixo destes destinos".
Em ano de peregrinação a Santiago de Compostela, ano em que se assinala o Xacobeo 2010, o vereador valenciano refere que Valença deve estar preparada para acolher os peregrinos que por aqui passam, dando a conhecer não só a cultura, como também a gastronomia local. "Será um ano em que iremos ter, possivelmente, quatro vezes mais peregrinos do que nos anos anteriores, falava-se em 1500 pessoas que faziam o caminho de Santiago e que passavam por Valença, este ano conta-se que serão seis mil, são números dados pela junta da Galiza", esclareceu José Monte.
Presente na cerimónia de abertura do seminário esteve presente, também, José María Búa, chefe territorial de Pontevedra, na Junta da Galiza. Este responsável elogiou a realização do seminário como uma iniciativa de intercâmbio internacional e disse que apostar no turismo em Portugal e Espanha é importante, sobretudo porque facilita e proporciona a troca de experiências. O responsável espanhol refere que, no entanto, nem tudo está feito no turismo e defende que muito há por fazer num sector que une os dois países fronteiriços. "A região de turismo é uma contínua melhoria e uma contínua luta, porque não podemos esquecer que um dos factores de turismo importantes é a competitividade, temos de atrair a maior parte de turistas que vêm para esta zona. Espanha é um país fundamentalmente turístico e Portugal também o é. os objectivos que temos é melhorar e melhorar", rematou José María Búa.
O seminário que decorreu nesta sexta-feira em Valença pretendeu, acima de tudo, promover o turismo cultural, religioso e patrimonial, vinculado às rotas marítimas e interiores dos caminhos de Santiago de Compostela. O seminário serviu, ainda, para a elaboração e implementação de uma agenda 21 turísticaNo encontro internacional, participaram vários representantes oficiais e de instituições de ensino, de países como Portugal, Espanha, França e Irlanda.

Últimas