PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Autarcas de 36 freguesias apoiam moção de solidariedade aos trabalhadores dos estaleiros navais e prometem acções de apoio

26 Julho, 2011 - 08:08

118

0

Das 40 freguesias do concelho de Viana do Castelo, foram 36 as que se uniram naquela que é a moção de solidariedade com os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana. Os autarcas das freguesias do município vianense condenam "de forma expressiva" os possíveis despedimentos previstos, em resultado do processo de viabilização daquela empresa.

Das 40 freguesias do concelho de Viana do Castelo, foram 36 as que se uniram naquela que é a moção de solidariedade com os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana. Os autarcas das freguesias do município vianense condenam "de forma expressiva" os possíveis despedimentos previstos, em resultado do processo de viabilização daquela empresa. Os autarcas reconhecem que é preciso aplicar uma "modernização" e "requalificação" ao nível da gestão, mas sublinham que os trabalhadores devem estar "associados ao processo", uma vez que são uma "peça essencial" da empresa.
De acordo com o presidente da junta de freguesia de Vila Franca, Arnando Ribeiro, as freguesias pretendem dar apoio às famílias que serão afectadas pela perda de emprego. Em concreto, serão desenvolvidas acções de apoio directo às famílias, com meios humanos e alguns bens. Sabendo que, para muitos não será fácil reencontrar um novo posto de trabalho, Arnaldo Ribeiro sublinha que é preciso "ajudar" e "juntar esforços e recursos", sobretudo, envolvendo as juntas, o centro de emprego e as escolas. O objectivo é o de permitir que algumas pessoas possam receber formação profissional, que lhes permita conseguir um novo emprego. Para tal, serão contabilizados, por freguesia, o número de trabalhadores que ficarão sem emprego.
O texto da moção já foi enviado à Administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, à Comissão de Trabalhadores dos estaleiros, ao Governo Civil e à Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Últimas