PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Autarca garante que corrida de touros na cidade é “provocação” ao povo de Viana

17 Agosto, 2012 - 08:23

140

0

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, afirmou que a insistência da “Prótoiro” em manter a corrida de touros naquela cidade, neste domingo, constitui uma “provocação” ao povo do concelho.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, afirmou que a insistência da “Prótoiro” em manter a corrida de touros naquela cidade, neste domingo, constitui uma “provocação” ao povo do concelho.

“De certa forma é uma provocação ao povo de Viana do Castelo, que é simpático e acolhedor, mas que não gosta de ser invadido desta forma”, afirmou à agência Lusa o autarca socialista.

A federação “Prótoiro” garante que a corrida de touros “vai acontecer” no dia e no local previstos e diz que “nem equaciona” procurar terrenos alternativos, apesar de a autarquia invocar violação do Plano Diretor Municipal (PDM) naquela instalação.

“Haverá corrida a 19 de agosto, neste local. Não temos dúvidas, porque se tivéssemos não teríamos feito este investimento”, afirmou Diogo Costa Monteiro, dirigente da “Prótoiro”.

Aquela federação, que reúne as várias associações ligadas à tauromaquia em Portugal, organiza esta tourada na cidade em que, desde 2009, por decisão do município, este tipo de espetáculo está proibido.

“Apesar da pressão mediática que está a ser feita, sobretudo pela Câmara de Viana do Castelo e pelo seu presidente, os bilhetes estão a vender-se a bom ritmo e estamos perfeitamente convictos que haverá tourada”, sublinhou Diogo Costa Monteiro, admitindo que “nem equacionamos procurar outro terreno”.

Já o autarca local confia no recurso apresentado para o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, sobre a instalação da arena, amovível, em terrenos protegidos da freguesia da Areosa e que, garante, configura “violação do PDM”.

Segundo a autarquia, é aguardada uma decisão sobre o recurso durante o dia de sexta-feira. Se tal não acontecer, a corrida de touros poderá mesmo realizar-se, tendo em conta a autorização, de 10 de agosto, emitida pelo mesmo tribunal, que aceitou a providência cautelar da “Prótoiro”.

“Estas pessoas não são bem-vindas a Viana do Castelo. É uma provocação que estão a fazer às nossas gentes e sobretudo na altura das nossas verdadeiras tradições, que são as festas da Agonia”, apontou, por seu turno, José Maria Costa.

O autarca acrescentou ter “orgulho” por Viana do Castelo “fazer parte do grupo das cidades, no mundo, mais avançadas, do ponto de vista da sociedade e dos direitos dos animais”.

Recorde-se que, em fevereiro de 2009, a maioria socialista aprovou no executivo municipal uma declaração que tornava o concelho “antitouradas”, assumindo que recusaria o licenciamento de qualquer espetáculo do género no concelho.

A proposta foi apresentada ainda por Defensor Moura na liderança da autarquia que, contactado pela agência Lusa, admitiu já ter visitado o local em que a arena amovivel foi instalada.

Contudo, o ex-autarca remeteu qualquer comentário sobre o caso para “depois de conhecida a decisão” do recurso da câmara.

Últimas