PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Autarca garante que candidatura da fortaleza a Património Mundial é o concretizar de "20 anos" de intenções e o cumprir de uma promessa eleitoral

29 Setembro, 2011 - 13:32

410

0

O presidente da Câmara Municipal de Valença, Jorge Mendes, classificou de "tempo recorde" o tempo de preparação da candidatura da fortaleza a Património Mundial da Unesco, cujo dossiê será entregue amanhã, em Lisboa, ao Secretário de Estado da Cultura. No discurso desta manhã, Jorge Mendes sublinhou que esta proposta vem concretizar uma intenção "com quase vinte anos".

O presidente da Câmara Municipal de Valença, Jorge Mendes, classificou de "tempo recorde" o tempo de preparação da candidatura da fortaleza a Património Mundial da Unesco, cujo dossiê será entregue amanhã, em Lisboa, ao Secretário de Estado da Cultura. No discurso desta manhã, Jorge Mendes sublinhou que esta proposta vem concretizar uma intenção "com quase vinte anos". Agradecendo o apoio técnico dado, Jorge Mendes refere que esta candidatura "não é do município", mas "de todos os valencianos".
O autarca social-democrata lembrou, também, que esta candidatura vem cumprir uma promessa eleitoral, nas últimas autárquicas. Jorge Mendes deixou, por isso, o agradecimento a "todos os que o apoiaram" na concretização deste "compromisso". Depois de um ano e meio de ter tomado posse, o executivo social-democrata dá por realizada uma intenção com largos anos.
O presidente da Câmara Municipal de Valença confessa estar confiante na aprovação da candidatura, dada a "pertinência" histórica da fortaleza valenciana.
O presidente da Câmara Municipal de Valença viaja, amanhã, sexta-feira, para Lisboa para entregar, formalmente, ao Secretário de Estado da Cultura, ao dossiê da candidatura que prevê classificar a fortaleza da cidade como Património Mundial, uma proposta que será encaminhada para a Unesco. Recorde-se que a candidatura da secular fortaleza valenciana a Património de Interesse Cultural para a Humanidade está prevista há vários anos. Classificada já como Monumento Nacional, a fortaleza de Valença assume importância pela dimensão e história, tendo sido ao longo de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.
Nos últimos dez anos, o processo de reabilitação da fortaleza já custou cerca de sete milhões de euros, através de um projecto de quatros fases da autoria do arquitecto Eduardo Souto Moura. As obras só deverão terminar em 2014, com a quarta fase dos trabalhos, avaliados em 2,5 milhões de euros.

Últimas