PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Autarca defende criação de uma junta de uma associação de freguesias em prol da reorganização administrativa no país

11 Maio, 2011 - 15:19

206

0

Num altura em que está em cima da mesa a reorganização administrativa, o presidente da Câmara Municipal de Monção garante que não está contra a extinção das juntas de freguesia, mas refere que o ideal seria promover uma reorganização destes executivos. José Emílio Moreira refere que em vez de existir uma junta de freguesia, o ideal seria criar uma junta de uma associação de freguesias.

Num altura em que está em cima da mesa a reorganização administrativa, o presidente da Câmara Municipal de Monção garante que não está contra a extinção das juntas de freguesia, mas refere que o ideal seria promover uma reorganização destes executivos. José Emílio Moreira refere que em vez de existir uma junta de freguesia, o ideal seria criar uma junta de uma associação de freguesias. Na verdade, do total das 33 freguesias monçanenses, são várias as que, actualmente, possuem, em cada, menos de 500 eleitores. Salientando que as condições de comunicação estão hoje mais facilitadas, o responsável defende a junção de freguesias por associações, existindo um órgão comum, executivo e deliberativo.

O autarca monçanense defende que a mesma remodelação administrativa deve ser aplicada ao nível concelhio, com a junção de municípios. José Emílio Moreira diz que tem de existir "vontade política" entre os diversos partidos do país, acabando com a "disputa bairrista" vigente no país. O responsável diz que esta alteração, a acontecer, será vantajosa, contribuindo para a redução da despesa económica em Portugal.

José Emílio Moreira acrescenta que Portugal não tem apenas uma crise económica e financeira, mas sobretudo ao nível da administração e sublinha os processos que têm ditado esta situação, como a regionalização e a reorganização administrativa autárquica. O autarca sublinha, ainda, que é preciso reduzir o número de deputados na Assembleia da República.

A extinção ou fusão de juntas de freguesia têm sido um dos assuntos em destaque, entre o Governo e a Associação de Freguesias, e integra, também, o pacote de medidas sugeridas pela Troika, para a reestruturação do sector económico no país. No Vale do Minho, Monção é o concelho, dos cinco, que mais freguesias possui, contabilizando 33 executivos locais. Aludindo a uma reorganização administrativa, José Emílio Moreira já admitiu, publicamente, que é defensor da união entre freguesias.

Últimas