PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Autarca de Viana do Castelo eleito presidente do Eixo Atlântico

11 Janeiro, 2012 - 08:20

229

0

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, foi eleito presidente do Eixo Atlântico entre 2012 e 2013, sucedendo nas funções ao alcaide galego de Vigo, Abel Caballero.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, foi eleito presidente do Eixo Atlântico entre 2012 e 2013, sucedendo nas funções ao alcaide galego de Vigo, Abel Caballero.
A eleição de José Maria Costa, que terá como vice-presidente o alcaide de Monforte de Lemos, Severino Rodriguez, aconteceu em Viana do Castelo, em reunião da Comissão Executiva do Eixo.
Trata-se da primeira vez que cidades de média dimensão dos dois territórios, Norte de Portugal e Galiza, lideram o Eixo Atlântico, o que acontece precisamente no ano em que aquela instituição, que reúne 34 municípios, comemora os 20 anos de existência.
"Naturalmente que esta eleição é um motivo de orgulho e de responsabilidade, tendo em conta o trabalho realizado pelo Eixo nos últimos vinte anos", afirmou José Maria Costa, que já estabeleceu como prioridade deste mandato contrariar as "ameaças à coesão do território".
Como exemplos apontou a introdução e alargamento da cobrança de portagens nas antigas SCUT, medida que tem vindo a "impedir a mobilidade" entre os dois territórios, mas também na defesa de um investimento na modernização da rede ferroviária entre Portugal e Galiza.
"Vamos tentar contrariar o estrangulamento que se sente, não vamos abrandar os nossos esforços, reclamando uma aposta no plano das infraestruturas", disse ainda o autarca de Viana do Castelo.
Com uma linha de fronteira entre Norte de Portugal e Galiza de 100 quilómetros, o Eixo Atlântico tem um orçamento para o ano de 2012 de 4,3 milhões de euros e líder onze projetos de investimento nos dois territórios, com comparticipação de fundos comunitários, nas áreas do Desenvolvimento Sustentável, Tecnológico e Inclusivo.
A Associação de Municípios do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular foi formalmente criada em Viana do Castelo em 1992 e até agora tinha sido liderada pelas maiores cidades da região, como Porto, Braga, Corunha ou Vigo.

FONTE: LUSA

Últimas