PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Autarca de Merufe indignado e insatisfeito com resposta da ANACOM. Seis freguesias do Vale do Mouro com fraca cobertura de TDT

21 Setembro, 2011 - 09:40

199

0

O presidente da freguesia de Merufe, em Monção, ficou indignado com a resposta da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), relativa à exposição apresentada há cerca de dois meses pelos autarcas do Vale do Mouro, dando conta de que seis freguesias daquele vale não terão acesso à cobertura da televisão digital terrestre (TDT).

O presidente da freguesia de Merufe, em Monção, ficou indignado com a resposta da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), relativa à exposição apresentada há cerca de dois meses pelos autarcas do Vale do Mouro, dando conta de que seis freguesias daquele vale não terão acesso à cobertura da televisão digital terrestre (TDT). À Rádio Vale do Minho, Márcio Alves refere que da ANACOM não surgiram explicações para estes problemas, remetendo para a Portugal Telecom (PT) a responsabilidade da instalação da TDT. Não satisfeito com esta resposta, o autarca admite já ter contactado a PT, de onde aguarda algum esclarecimento.
Seis freguesias do Vale do Mouro poderão deixar de ter acesso aos canais de televisão apartir de 2012, devido à falta ou reduzida cobertura de televisão digital terrestre. Quando for desligado o sinal analógico de transmissão, os moradores das localidades de Abedim, Merufe, Podame, Riba de Mouro, Segude e Tangil que não tenham subscrição de televisão por cabo, deixarão de ter acesso aos canais abertos. Tudo porque a antena instalada na Senhora da Vista não consta da listagem da ANACOM para integrar um descodificador.
Márcio Alves explica que a solução poderá passar pela compra do aparelho TDT complementar ou pela adesão à televisão por cabo. Serviços pagos, dispendiosos, que o autarca de Merufe lamenta, por considerar que todas as pessoas "têm direito ao sinal aberto, à televisão pública portuguesa".
No total, serão cerca sete mil as pessoas do Vale do Mouro, em Monção, afectadas por este problema. Dificuldades que, de resto, são comuns a vários outros concelhos alto-minhotos, Viana do Castelo, Paredes de Coura e Caminha. Recorde-se que a transição do sinal analógico para o digital deverá terá de estar concluido em Abril de 2012. Ainda esta terça-feira, o presidente da ANACOM, Amado da Silva, garantiu que o calendário previsto para a implementação da televisão digital terrestre será cumprido.

Últimas