PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Autarca convida presidente do Conselho de Administração da Refer para debater problemas in loco

8 Novembro, 2013 - 10:27

129

0

Em causa está a “enorme vontade” de encontrar uma solução para o caso da Travessa do Teatro, em Vila Praia de Âncora.

Com intuito de resolver um dossier “difícil” e que se arrasta há alguns anos, o autarca de Caminha convidou, por escrito, o presidente do Conselho de Administração da Refer a visitar o concelho e poder apreciar in loco as situações que preocupam a Câmara Municipal bem como as populações.

Em causa está a “enorme vontade” de encontrar uma solução para o caso da Travessa do Teatro, em Vila Praia de Âncora.

Contudo, Miguel Alves lembra que o presidente da Refer, Rui Loureiro, foi claro ao dizer que nunca deixará construir uma passagem nivelada, receando a ocorrência de acidentes.

Trata-se de um diferendo que se arrasta há quase quatro anos, já que a população não aceita o encerramento da passagem de nível, naquele local, ao trânsito de peões.

A Refer fechou o acesso com um muro em cimento, o qual tem sido sistematicamente derrubado, de forma anónima, pela população, que assim contesta o encerramento da passagem.

Sempre que o muro é destruído, a população volta a utilizar a antiga travessia.

O fecho foi decidido em 1986, num protocolo que envolveu a Câmara de Caminha e a CP. O encerramento ao trânsito automóvel aconteceu dois anos depois, mas a circulação pedonal manteve-se até 2009, ano em que a travessia foi totalmente fechada.

Seguiu-se a contestação da população, inclusive com manifestações no local da travessia, em pleno centro da freguesia e que dá acesso à marginal e a vários equipamentos ali existentes.

Apesar de existir uma outra passagem, a sensivelmente 140 metros de distância, em linha reta, a população alega que, na prática, esse desvio é de centenas de metros, sendo o atravessamento da linha necessário várias vezes ao dia.

Para além deste assunto, o presidente do executivo caminhense ainda quer abordar outras questões com a Refer, nomeadamente toda a travessia da linha férrea, desde Lanhelas até Âncora, isto é, a segurança de todas as passagens de nível; o canal por onde passa o caminho-de-ferro e o aproveitamento, através de cedência dos imóveis que existem no percurso da linha férrea.

Últimas