PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Aumentam pedidos de informação sobre condições laborais lá fora. Jovens "fogem" para países do Norte da Europa à procura de trabalho

25 Maio, 2011 - 09:41

161

0

Há cada vez mais jovens do Alto Minho a procurarem trabalho fora do país e ofertas não faltam. Sem adiantar dados concretos, o porta-voz da União de Sindicatos de Viana do Castelo (USVC) confirma que, nos últimos tempos, são muitos os jovens a recorrer aos serviços do sindicato para solicitarem informações sobre legislação laboral em países como Inglaterra e outros do Norte da Europa.

Há cada vez mais jovens do Alto Minho a procurarem trabalho fora do país e ofertas não faltam. Sem adiantar dados concretos, o porta-voz da União de Sindicatos de Viana do Castelo (USVC) confirma que, nos últimos tempos, são muitos os jovens a recorrer aos serviços do sindicato para solicitarem informações sobre legislação laboral em países como Inglaterra e outros do Norte da Europa, para arriscar a sua sorte além-fronteiras.
Branco Viana diz que os jovens adoptaram um conceito de que se querem ter um futuro profissional promissor têm de abandonar o local de residência.

As escolhas dos jovens alto-minhotos recaem nos países do Norte da Europa, como Inglaterra ou Suécia, ficando para trás Espanha e França, que já foram a "galinha dos ovos de ouro", mas que estão em situação idêntica a Portugal. Branco Viana diz que são sobretudo pessoas com qualificação superior á procura do primeiro emprego.

Jovens enfermeiros, médicos dentistas e outras profissões de qualificação superior do Alto Minho estão a rumar a outros países da Europa, à procura de melhores condições de vida. Com o desemprego no distrito a atingir 11 mil pessoas, "entre elas largas centenas de jovens", a União de Sindicatos de Viana do Castelo confirma que têm sido solicitados para prestar informações sobre a legislação laboral de países do Norte da Europa.
O sindicalista teme a fuga de "grandes cérebros" que depois não queiram voltar ao país de origem.

Últimas