PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Aumentam casos de sem

4 Novembro, 2010 - 15:23

211

0

São cada vez mais os casos de pessoas sem abrigo no distrito de Viana do Castelo, fruto da actual conjuntura de crise económica. As situações são mais frequentes na cidade de Viana do Castelo, mas pelos concelhos de Melgaço ou Vila Nova de Cerveira já foram detectados alguns casos.

São cada vez mais os casos de pessoas sem abrigo no distrito de Viana do Castelo, fruto da actual conjuntura de crise económica. As situações são mais frequentes na cidade de Viana do Castelo, mas pelos concelhos de Melgaço ou Vila Nova de Cerveira já foram detectados alguns casos. Cátia Cebolo, representante do Gabinete de Atendimento à Família (GAF) de Viana do Castelo, explica que não há estatísticas quanto ao número de sem-abrigo no distrito, porque o conceito nesta zona não se resume à definição convencional, incluindo pessoas que vivem sozinhas, sem condições para cozinhar. De acordo com a responsável, só em Viana do Castelo, a comunidade de inserção do GAF dá apoio a 40 pessoas, com "grave situação económica".
Segundo a responsável do GAF, as baixas pensões sociais são as razões para o aumento do número de sem-abrigo no distrito. A previsão é, por isso, a subida dos casos e a diminuição dos apoios sociais por parte do Estado. A responsável dá como exemplo a falta de verbas para a medicação dos utentes. Cátia Cebolo explica que, por isso, o papel do GAF é o de tentar "autonomizar" os cidadãos, com "um sistema de poupança organizada", de forma a viverem "condignamente".
O Gabinete de Atendimento à Família dá também apoio a 25 pessoas, dependentes de substâncias psicoactivas e toxicodepência.

Últimas