PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Augusto Domingues: «Na Alemanha ganham muito mas não comem lampreia ao preço de Monção!»

21 Fevereiro, 2017 - 15:08

178

0

Presidente da Câmara orgulhoso por rivalizar com Angela Merkel na Taxa de Desemprego.

“Na Alemanha ganham muito, mas também pagam muito. Não comem lampreia ao preço de Monção!”. Durante a apresentação do programa monçanense de promoção à lampreia, o presidente da Câmara puxou os galões do Município.
Augusto Domingues frisou sempre não querer “politizar”. Citou dados já conhecidos mas que continuam a medalhar o peito da gestão socialista. “Neste momento somos uma terra financeiramente equilibrada e isso permite-nos fazer coisas bonitas. A nossa terra tem mais movimento, é procurada pelo investimento. Somos a comunidade que mais empregou no ano passado em todo o distrito de Viana do Castelo”, realçou o presidente da Câmara Municipal.
Recorde-se que Monção é o concelho de toda a região do Minho onde o desemprego mais desceu no espaço de um ano. De acordo com valores do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), entre dezembro de 2015 e dezembro de 2016, o desemprego em Monção diminuiu 29,88%, passando de 629 para 441 pessoas. Isto equivale a menos 188 desempregados. Os números são semelhantes a mínimos de 2007. Monção é ainda o segundo município da região do Minho, distritos de Viana do Castelo e Braga, com maior equilíbrio orçamental, sendo apenas superado por Viana do Castelo. No ranking geral, Monção ocupa a 26ª posição entre todos os municípios portugueses e a 9ª posição nos municípios de pequena dimensão (até 20 mil habitantes). Os dados constam do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2015.
“O Município de Monção tenta prender as pessoas pela boca. Não é só a lampreia que promovemos ao longo do ano. Temos uma série de eventos, dando prova que já entendemos a importância da gastronomia local. Por isso mesmo a Câmara faz um esforço enorme no investimento para atrair gente pela boca. Temos a lampreia agora… o Alvarinho em julho e depois o Cordeiro à Moda de Monção no mês de outubro”, explicou Augusto Domingues.

Autarquia volta a apelar a preços módicos

À semelhança de anos anteriores, o presidente da Câmara voltou a apelar aos restaurantes para receber bem e “com preços adequados”. “Não tentemos matar a galinha dos ovos de ouro. Não é pela circunstância de termos muita gente que vamos agora disparar os preços. Devem ser honestos porque mais importante do que virem naquele dia é virem depois. O principal objetivo destes certames gastronómicos é trazer gente após a realização deles”, lembrou Augusto Domingues.
O programa de promoção à lampreia começa já este sábado com a iniciativa “Rali a Pedais”. Serão provas de karts abertas ao público, a partir das 15h00, na Praça Deu-la-Deu, em pleno centro da vila. No dia seguinte realiza-se a já tão esperada 40ª edição do Rali à Lampreia. Promovida pela Câmara Municipal de Monção e Sport Clube do Porto, a atividade automobilística compreende duas provas. Uma durante a manhã, pelas 11h00, e outra durante a tarde, às 16h00. A iniciativa promete, uma vez mais, trazer várias dezenas de pilotos portugueses e espanhóis ao centro da vila acompanhados de uma forte moldura humana que todos os anos assiste à prova de perícia automóvel. O programa vai prolongar-se até 5 de março e, entre outras atividades, inclui o 2º Rali Gastronómico (4 março); o Trilho das Pesqueiras (4 de março) e o 1º Encontro de Carros Clássicos da Lampreia (5 de março).
Este ano são 17 restaurantes do concelho que prometem apresentar com tradição, requinte e inovação, a Lampreia do Rio Minho aos visitantes e apaixonados pela boa gastronomia. Até 15 de abril, várias dezenas de restaurantes em todo o Vale do Minho elegem a lampreia Rainha e fazem dela os mais saborosos pratos. Monção não foge à regra e, para o presidente da Câmara, Augusto Domingues, a iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” constitui um valioso cartão-de-visita da região num período de época baixa que contribui para a vinda de muita gente de Portugal e da Espanha, garantindo-se, desta forma, dinamização hoteleira e a valorização das nossas paisagens e monumentos. No total, o investimento da autarquia neste programa ronda os 30 mil euros.

Últimas