PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Associação de Utentes dos Comboios de Portugal satisfeita com decisão da CP, mas mantém "protesto" este sábado. Exige "modernização da linha"

8 Julho, 2011 - 13:36

272

0

Satisfeito com a decisão da CP mostrou-se José Pinto, da Comissão Directiva da Associação de Utentes dos Comboios de Portugal – Comboios XXI. O responsável diz que ainda não tem conhecimento oficial, mas revela-se satisfeito com a disponibilidade da Renfe em assumir parte dos custos de transporte e manutenção da linha, no que diz respeito ao território espanhol.

Satisfeito com a decisão da CP mostrou-se José Pinto, da Comissão Directiva da Associação de Utentes dos Comboios de Portugal – Comboios XXI. O responsável diz que ainda não tem conhecimento oficial, mas revela-se satisfeito com a disponibilidade da Renfe em assumir parte dos custos de transporte e manutenção da linha, no que diz respeito ao território espanhol. Afinal, diz José Pinto, "havia condições, dinheiro e passageiros" para assegurar a continuidade da linha. Assevera, por isso, que era tudo uma questão de "vontades".
Mas apesar do recuo da CP e a decisão de manter o transporte ferroviário internacional entre Porto e Vigo, a Associação de Utentes dos Comboios de Portugal não baixa os braços e vai manter o "protesto" ou, como diz, a concentração de pessoas, este sábado. Ultrapassada a primeira fase, urge agora alertar para a "modernização" da linha e a criação de "condições de serviço mais satisfatórias", nomeadamente encurtando o tempo das viagens. A união entre portugueses e espanhóis servirá, ainda, para incentivar e divulgar o serviço, junto da comunidade, para que o transporte ferroviário e a Linha do Minho, em concreto, possa ser uma opção para os utentes. Na opinião do responsável, a articulação com ligações de longo curso, no Porto e em Vigo,seria também uma medida viável, de forma a se evitar tempos de espera.
O "protesto" terá início no Porto, com a concentração marcada para as 11h30. A contestação segue viagem no comboio internacional, em direcção a Vigo, pelas 12h45, com chegada prevista a Valença, pelas 15h00. Já em Valença, haverá nova concentração com os vizinhos galegos, os quais e, em conjunto, seguirão a pé até ao centro de Tui. O regresso ao Porto será feito às 19h38, no comboio internacional com destino ao Porto. A chegada à Invicta está agendada para as 21h55.

Últimas