PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Associação de Futebol de Viana do Castelo faz 100 anos – Recorde os primeiros clubes (dois do Vale do Minho)

14 Janeiro, 2023 - 01:30

324

0

Fundada a 14 de janeiro de 1923.

A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) celebra este sábado 100 anos de existência. Segundo o portal da própria associação, “foi fundada em 14 de Janeiro de 1923, após reunião havida entre os Delegados dos Clubes do Distrito”.

 

A primeira Assembleia Geral, convocada pela então Direção Provisória teve lugar em 1 de dezembro de 1923. A primeira Direção a ser eleita teve José António de Matos como Presidente da Assembleia Geral e João Rocha Paris como Presidente da Direção.

 

Fizeram ainda parte Manuel Passos Couto Viana (Vice-Presidente) e Cláudio Basto (Presidente do Conselho Fiscal).

 

 

Primeiros clubes inscritos:

  • Sport Club Vianense em 1ª , 2ª. e 3ª. categorias
  • Lusitano Foot-Ball Clube, de Ponte de Lima, em 2ª categorias
  • Letes Atlético Clube, de Ponte de Lima, em 2ª categorias
  • Seixas Foot-Ball Clube, em 2ª categorias
  • Grupo Desportivo Valenciano, em 3ª categorias
  • Grupo Foot-Ball dos Bombeiros Municipais de V.Castelo, em 3ª categoria
  • Viana Taurino Clube
  • Sporting Clube Freixoense
  • Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários

 

 

O Primeiro Campeonato da Associação teve início em 23 de dezembro de 1923 e o primeiro encontro opôs o Lusitano Foot-Ball Clube ao Sport Clube Vianense.

Em sessão de 30 de junho de 1924 foram aprovados por unanimidade os primeioros Estatutos da Associação e o Regulamento Geral e Regulamento Especial do Campeonato Distrital de Viana do Castelo, com obrigatoriedade de filiação na União Portuguesa de Football.


Em 23 de agosto de 1939 foi feita nova alteração aos Estatutos, de harmonia com os Estatutos e Regulamentos da Federação Portuguesa de Futebol.

Na época de 1942/43 face a crise que se atravessava e face aos pesados encargos dos Clubes, obrigando-os a extinguir as suas secções de futebol, a A.F. Viana do Castelo foi obrigada a suspender as suas atividades vindo a ser reativada em 7 de Julho de 1971.

 

O centenário da AFVC será celebrado este sábado, com um programa que arranca às 10h30 na sede da associação, em Viana do Castelo. Está prevista a cerimónia do hastear da bandeira, seguido de um verde de honra.

 

[Fotografia: AFVC]

Últimas