A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença promove em Maio rastreios de doenças cardiovasculares. A iniciativa, com larga tradição no concelho, vai abranger todo o concelho. "Os rastreios que vão decorrer em Maio enquadram-se num programa alargado que decorre anualmente e são rastreios de colesterol, glicemia, tensão arterial, pesagem, determinação de índice de massa corporal. É um trabalho de apoio de de proximidade de acompanhamento da população de Valença". Segundo Luís Brandão Coelho, presidente da corporação de bombeiros de Valença, os rastreios vão ser feitos nas diversas freguesias, por uma equipa de dois enfermeiros e dois bombeiros voluntários da corporação local. " Vamos a sítios muito diversos, vamos às sedes de junta de freguesia, vamos eventualmente até a casas de particulares, porque há determinados sítios onde não há espaço físico muito adequados. Corremos o concelho e procuramos as melhores para fazer este serviço de proximidade", explicou.
Por ano e, em média, são quase mil as pessoas de Valença abrangidas por estas avaliações, sem contar o serviço permanente que a corporação de bombeiros garante no quartel. Por este motivo, o responsável diz que o objectivo é alargar o número de locais e rastreios a serem feitos. "Eu diria que já há uma certa expectativa em que os bombeiros apareçam, normalmente decorre no início do ano ou no primeiro período do ano, este ano vai decorrer um bocadinho mais longo porque nós procuramos ir alargando a cobertura, estando cada vez mais próximos das pessoas, por isso o número de locais visitados têm-se procurado que seja um pouco maior, de forma a criar uma rede mais densa", disse o responsável da corporação.
Apesar da população idosa ser a camada social que mais preocupa os bombeiros, pelas dificuldades de mobilidade, Brandão Coelho refere que os rastreios cardiovasculares são direccionados a toda a população: "Este é um serviço aberto a toda a gente. O nosso objectivo é, essencialmente, não olhar para a idade mas para a dificuldade de mobilidade".
Maio é então o mês dedicado aos rastreios cardiovasculares em Valença. Todos os concelhos serão abrangidos por estas acções de análise, que vão ser organizadas pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença.
Comentários: 0
0
0