PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Assis justifica extremistas com “falhanço” da política

24 Março, 2014 - 19:49

163

0

Cabeça de lista do PS às Europeias esteve hoje em Viana do Castelo.

“A subida da extrema-direita, em França e noutros países muito provavelmente, significa que alguma coisa está a falhar e que as pessoas estão a recorrer desesperadamente a soluções populistas e extremistas. Dão respostas erradas, catastróficas e perigosíssimas mas que são muito simples”. Isto defendeu hoje Francisco Assis durante uma acção de pré-campanha para as Europeias, em Viana do Castelo.
De acordo com a agência Lusa, citada pelo Diário Digital, Francisco Assis reagiu ao reforço da votação da extrema-direita nas eleições municipais de França, realizadas este domingo, admitindo “preocupação” com os próximos atos eleitorais a realizar noutros países europeus.
“Significa que esta política económica europeia está a falhar. É uma política económica que não nos protege dos aspetos negativos da globalização, que não permite libertar recursos para o crescimento económico, que nos impõe uma austeridade draconiana, mais nuns sítios do que noutros e o nosso caso é particularmente grave”, insistiu Francisco Assis, em declarações aos jornalistas.
Para o socialista, a situação atual está a gerar “falta de esperança e confiança” em vários países europeus, descrevendo como “natural” que “as pessoas desconfiem das próprias instituições democráticas”.
“Isto [subida da extrema-direita] é um grande alerta porque a verdade é que as democracias só sobrevivem com um mínimo de coesão social. E essa coesão social começa a ser posta em causa em alguns países, nomeadamente aqui em Portugal”, afirmou.
Defende que a “resposta” passa por uma “mudança política na Europa”, nomeadamente uma “nova maioria da esquerda democrática” no Parlamento Europeu e com uma nova presidência da Comissão, o que “por si só” permitiria “induzir mudanças políticas significativas”.
“A falência deste modelo europeu, destas propostas políticas concretas, é que está a conduzir ao avanço dos populismos, xenófobos em vários casos, e que são altamente preocupantes porque não sabemos onde isto para”, apontou.
A lista do PS às eleições Europeias de 25 de maio será conhecida esta terça-feira e Francisco Assis assume foi preparada pelo secretário-geral do partido “com total independência”.
“Eu estou absolutamente certo que amanhã o país vai tomar conhecimento de uma lista muito qualificada apresentada pelo PS ao Parlamento Europeu”, rematou.

Últimas