PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Assinado protocolo de implementação do projeto “Geraz com Querença”

4 Junho, 2012 - 15:16

146

0

Trata-se de um projeto que visa promover a fixação de jovens com formação superior, promovendo a criação de negócios que possam traduzir-se como mais-valia para as freguesias, potenciando os seus recursos, cultura e tradições.

Foi assinado, esta segunda-feira, o protocolo de cooperação entre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito da implementação da iniciativa “Geraz com Querença”.

Trata-se de um projeto que visa promover a fixação de jovens com formação superior, promovendo a criação de negócios que possam traduzir-se como mais-valia para as freguesias, potenciando os seus recursos, cultura e tradições.

O projeto “Geraz com Querença” integra a “Rede Nacional de Projetos Com Querença”, seguindo a metodologia do Projeto Querença, promovido naquela aldeia do concelho de Loulé, pela Universidade do Algarve, pelo Município de Loulé e pela Fundação Manuel Viegas Guerreiro.

O protocolo foi, também, assinado pela Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada para o Desenvolvimento Sustentável de Geraz do Lima [COOPDES] e as Juntas de Freguesia de Deão, Moreira de Geraz do Lima, Santa Maria de Geraz do Lima e Santa Leocádia de Geraz do Lima.

Com esta iniciativa, os jovens irão “aprender, apreender e empreender no próprio local, através do contato direto com os problemas e com a população das quatro freguesias de Geraz do Lima, procurando soluções inovadoras e sustentáveis para a economia e para a sociedade local.

O concurso para recrutamento dos nove jovens licenciados e/ou mestres está aberto até ao dia 15 de Junho, sendo pretendidas competências nas áreas de formação de Agronomia, Biotecnologia, Engenharia Alimentar, Ambiente, Design, Gestão, Marketing e Comunicação Empresarial, Informática, Turismo, Desporto e Lazer, e Educação Social e Gerontológica.

Ao longo do período de 9 meses (com início previsto a 1 de Setembro de 2012), os jovens vão residir numa das quatro freguesias e deverão envolver-se na vida local, perceber e entender as suas potencialidades, trocar conhecimentos e criar projetos empresariais numa perspetiva sustentável e de longo prazo.

Últimas