PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Assembleia Municipal aprovou moção contra encerramento de especialidades na ULSAM

5 Maio, 2014 - 07:10

131

0

Deputados consideram um “atentado ao direito de acesso ao Serviço Nacional de saúde”.

A Assembleia Municipal de Paredes de Coura aprovou uma moção contra o encerramento de especialidades na Unidade Local de Saude do Alto Minho (ULSAM). Apresentado pela voz da deputada socialista Rosalina Martins, o documento classifica a retirada de várias valências àquela unidade como um “atentado ao direito de acesso ao Serviço Nacional de saúde”.
“A publicação da Portaria 82/2014 de 10 de Abril preconiza o encerramento arbitrário de serviços hospitalares, nomeadamente o encerramento de maternidades e a diminuição da capacidade de resposta global do Serviço Nacional de Saúde. Mais uma vez, uma medida desta dimensão foi gizada no segredo dos gabinetes fugindo à discussão e à negociação dos diferentes interlocutores no terreno”, lamentou a deputada.
“Atendendo à inserção da Unidade Local de Saúde do Alto Minho no grupo I da citada portaria, mais uma vez o distrito de Viana do Castelo e as populações aqui residentes serão privadas de várias especialidades médicas e serviços obrigando-se a percorrer muitos quilómetros para encontrar resposta qualificada aos seus problemas de saúde. A Assembleia Municipal de Paredes de Coura vem repudiar vivamente mais este atentado ao direito de acesso universal ao Serviço Nacional de Saúde e à qualidade de vida daqueles que ainda resistem a viver no interior”, rematou Rosalina Martins.
Refira-se que a ULSAM serve 244 mil pessoas dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo e ainda algumas comunidades do distrito de Braga.

Últimas