PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

«As pernas se enfraqueceram com isso. Foi uma emoção muito forte!»

3 Março, 2017 - 03:33

140

0

A Rádio Vale do Minho conseguiu chegar até ao Brasil. Falámos com Maria da Conceição, que reencontrou o primo de Valença.

“As pernas se enfraqueceram com isso. Foi uma emoção muito forte!”. Foram as primeiras palavras de Maria da Conceição Moreira de Souza, em português do Brasil, aos microfones da Rádio Vale do Minho, a partir de Minas Gerais, no Brasil. A história dos primos que se reencontraram através do facebook do Município de Valença está a enternecer a região e a Rádio Vale do Minho conseguiu chegar à fala com a outra personagem principal deste filme que teve um final feliz.
Em resumo, Maria da Conceição nasceu em Cristelo Côvo, Valença, há 62 anos. Partiu ainda criança para o Brasil. Há poucos dias, consultou a página de facebook do Município de Valença e deixou o apelo. “Queria tanto encontrar alguém da minha família. Saí daí tão pequena. Será que algum dia Deus me vai presentear com alguma boa notícia? Se alguém conhecer algum descendente da família e me puder informar, fico muito agradecida”, escreveu a sexagenária.
As preces foram ouvidas. Com a ajuda da Câmara de Valença, foi encontrado em Guimarães um primo de Maria da Conceição que também viveu em Valença durante os primeiros anos de vida. Em declarações à Rádio Vale do Minho, António Simões, hoje com 64 anos, disse ter reagido “com alguma admiração. Sabia da existência [de Maria da Conceição] mas nunca lhe falei. Só mesmo através de uma fotografia que tinha. Mas claro que gostei de saber! Já falei com ela e agora estamos em contacto pelo facebook”.
A felicidade entre os dois parentes é notória. O reencontro ao vivo é que é mais complicado devido à distância e a outros fatores adicionais. “Vontade a gente tem, mas temos que ver as condições financeiras!”, alertou desde logo Maria da Conceição do lado de lá do Atlântico. “Para já não tenho condições. Estou viúva. Gostava de ir aí vê-los mas ainda não sei quando isso vai acontecer”, lamentou a prima. Do lado de cá, António Simões também não faz planos de grandes viagens nos próximos tempos. “O Brasil não me desperta grande curiosidade. Tenho dois filhos ainda bastante novos e pode ser que queiram ir até lá. Quanto a mim, é difícil”, confessou.

Presidente da Câmara orgulhoso com desfecho

Com um sorriso no rosto, Jorge Mendes nem precisava falar à Rádio Vale do Minho para demonstrar a felicidade perante o final desta história. “É a prova de que as redes sociais, quando são bem utilizadas, atingem os seus objetivos. Neste caso colocaram em contacto duas pessoas que não se viam há 60 anos”, disse o autarca valenciano.
Enquanto o grande momento do reencontro ao vivo não chega, ainda houve tempo para «estendermos» o microfone novamente até ao Brasil. Emocionada, Maria da Conceição enviou nova mensagem aos familiares e a todos os alto-minhotos. “Só tenho de agradecer a Deus e a vocês porque conseguiram dar-me esta alegria. Eu já não tinha mais esperança de encontrar alguém. Eu sou filha única! Um dia, quem sabe, eu vou até aí agradecer pessoalmente”, concluiu Maria da Conceição.

Últimas