PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Arranca hoje uma semana do Festival Internacional de Folclore Ponte de Mouro e Alvarinho. Organização anuncia que para o ano vai alterar o nome

2 Agosto, 2010 - 08:48

201

0

O Alto Minho recebe a partir de hoje, uma semana em que vai estar "O Mundo a Dançar". Trata-se do 25º Festival Internacional de Folclore Ponte de Mouro e Alvarinho "O Mundo a Dançar" que recebe dez espectáculos em oito concelhos.
No entanto, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, do concelho de Monção, a quem cabe a organização deste evento, já anunciou que para o próximo ano vai haver novidades, com alteração da designação "Alvarinho".

O Alto Minho recebe a partir de hoje, uma semana em que vai estar "O Mundo a Dançar".
Trata-se do 25º Festival Internacional de Folclore Ponte de Mouro e Alvarinho "O Mundo a Dançar" que recebe dez espectáculos em oito concelhos.
No entanto, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, do concelho de Monção, a quem cabe a organização deste evento, já anunciou que para o próximo ano vai haver novidades, com alteração da designação.
O director Boaventura Rodrigues explica que a integração de Alvarinho não deu os frutos promocionais esperados, pelo que agora também já não se justifica dada a dimensão que o festival conquistou. Para já, apenas fica a garantia de que a designação "O Mundo a Dançar" é para continuar.

Para comemorar as bodas de prata do "Mundo a Dançar", a organização convidou os grupos que o público mais gostou de assistir ao longo destes 25 anos – Argentina, Cuba, Brasil, Indonésia, México, Polónia, Portugal, Quénia, Senegal e Sérvia. Agrupamentos oriundos de dez países que vão pisar o palco de oito concelhos do Alto Minho.
A organização prevê que, durante a semana, este evento seja visto por cerca de 45 mil pessoas. Os centros históricos dos oito concelhos já são pequenos para acolher tantas pessoas, mas Boaventura Rodrigues sublinha que "um Festival deste género não pode ser desviado para utros locais porque seria matá-lo".

O director do festival, Boaventura Rodrigues, lembra ainda a presença no certame de mais de 200 grupos e perto de 8000 intérpretes dos cinco continentes desde a sua primeira edição em 1986, e sublinha a qualidade e autenticidade dos agrupamentos e o espírito do festival que assenta em valores de paz e camaradagem entre os diversos povos presentes.
Amanhã , o presidente da Câmara Municipal de Monção, José Emílio Moreira, dá as boas vindas aos grupos participantes, pelas 11 horas e recebe o embaixador da Indonésia em Portugal, Bali Moniaga, pelas 17 horas. Ambas as cerimónias decorrem no auditório da Casa do Curro.

Últimas