Menu

0

0

Destaques

Arcos: Viatura dos Bombeiros torna-se Veículo de Interesse Histórico

18 Julho, 2021 - 17:38

1

0

PUB É uma das viaturas mais antigas dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez e foi certificada pelo Museu do Caramulo como Veículo de Interesse Histórico. Trata-se de um Studebaker […]

PUB

É uma das viaturas mais antigas dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez e foi certificada pelo Museu do Caramulo como Veículo de Interesse Histórico. Trata-se de um Studebaker M16.

A série M da norte-americana Studebaker foi produzida entre 1938 e 1946. Foi dividida em várias versões, mas todas alcançaram enorme êxito.

O Museu do Caramulo que está localizado na vila portuguesa do Caramulo, Município de Tondela, expõe uma invulgar colecção de objectos de arte constituída por 500 peças de pintura, escultura, mobiliário, cerâmica e tapeçarias, que vão do antigo Egito até Picasso.

Foi inaugurado oficialmente em 1959. É um museu criado e gerido por privados sendo a Fundação Abel e João de Lacerda a sua actual detentora. Foi um dos primeiros museus em Portugal a ser concebido e instalado num edifício especificamente construido para o efeito com todos os requisitos modernos da museologia, projecto do arquiteto Alberto da Cruz.

Mais tarde foi construido um outro edifício anexo ao primeiro, vocacionado para expor cerca 100 automóveis e motos antigos, segundo o princípio de que todos os veículos pudessem sair facilmente do museu para exibição e conservação.

 

[Fotografia: BV Arcos Valdevez]

 

PUB

Últimas