PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

0

0

Arcos de Valdevez
Destaques

Arcos/Sistelo: Casa do Castelo já abriu ao público – Criados 10 postos de trabalho

13 Agosto, 2021 - 11:38

72

0

PUB Foi aberta ao público a Casa do Castelo – Centro Interpretativo da Paisagem Cultural de Sistelo, em Arcos de Valdevez. O Município e a Junta de Freguesia de Sistelo […]

PUB

Foi aberta ao público a Casa do Castelo – Centro Interpretativo da Paisagem Cultural de Sistelo, em Arcos de Valdevez.

O Município e a Junta de Freguesia de Sistelo pretendem promover a divulgação do património natural e da sua ligação ao rio Vez, fomentando a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável do território.

No momento de abertura deste espaço o Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, destacou o trabalho e esforços conjuntos que este projeto implicou, desde a aquisição do edifício, a elaboração de projetos, apresentação de candidaturas e realização das obras de exteriores e interiores.

João Esteves frisou que “esta casa é um símbolo da força dos sistelenses. Muito trabalho foi feito para chegarmos a este Centro Interpretativo da Paisagem Cultural de Sistelo. Este centro valoriza os socalcos, que são fruto do desenvolvimento sustentável promovido pelos homens e da natureza, e que se tornaram Monumento Nacional”. Adiantou também que já há outras candidaturas, projetos e investimentos aprovados.

Já o Presidente da Junta de Freguesia de Sistelo, Sérgio Rodrigues, começou por fazer os agradecimentos a todas as pessoas da freguesia “muito obrigada por todo o caminho que nos deram a oportunidade de percorrer”, à atual Câmara Municipal e funcionários Município de Arcos de Valdevez envolvidos neste projeto, à anterior Junta de Freguesia e Câmara Municipal, frisando que “para Sistelo é um dia marcante, não só pela abertura deste espaço, mas também porque para além de toda esta obra recuperada, este é um momento muito sentimental , já que muitos dos sistelenses ao longo dos tempos me diziam que não queriam morrer sem ver a Casa do Castelo recuperada”.

A recuperação da casa foi feita com recursos a candidaturas a fundos comunitários.  Em termo de investimento privado, nos últimos 4 anos, foi realizado investimento acima de 1 milhão de euros, nomeadamente foram adquiridas 12 casas para recuperação de património e existem neste momento cerca de 18 casas para turismo rural, em projeto e em construção.

De referir que foram criados de 10 postos de trabalho e foi criada uma dinâmica económica na freguesia e no concelho com este projeto.

A candidatura “POSEUR-03-2215- FC000066 – Promoção e Sensibilização Ambiental de Sistelo e do Rio Vez”, é cofinanciada pelo FC, Programa Operacional POSEUR, Portugal2020, Eixo Prioritário 3 – Proteger o ambiente e promover a eficiência dos
recursos, com um Investimento Elegível de 132 mil euros.

 

[Fotografia: Município Arcos Valdevez]

 

PUB

Últimas