PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Arcos de Valdevez

Arcos: Rede Social do concelho assinalou Dia Internacional do Idoso

5 Outubro, 2014 - 10:21

180

0

Grupo apresentou o primeiro esboço do Plano Municipal para os Idosos.

A Rede Social de Arcos de Valdevez quis assinalar o Dia Internacional do Idoso de forma diferente.
O grupo de trabalho, formado no âmbito da Rede Social de Arcos de Valdevez, e composto por representantes da Câmara Municipal, Segurança Social, Santa Casa da Misericórdia, Cruz Vermelha, e Saúde – Unidade de Cuidados na Comunidade, apresentou, em reunião realizada com o Presidente da Câmara Municipal e Presidente do Conselho Local de Ação Social de Arcos de Valdevez, João Manuel do Amaral Esteves, o primeiro esboço do Plano Municipal para os Idosos.
Com este Plano pretende-se contribuir para mudar a forma como a pessoa idosa é percecionada, dignificando o seu papel na sociedade, incentivando o seu envelhecimento ativo, digno e, sobretudo, facilitando a sua participação em todos os domínios da comunidade em que estão inseridos.
O grupo definiu um conjunto de atividades para atingir determinados objetivos, a desenvolver em torno de quatro eixos essenciais: eixo1 – Tornar os idosos do concelho mais ativos e com estilos de vida saudáveis; eixo2 – Criar condições para que os idosos do concelho se sintam seguros e integrados socialmente; eixo3 -Criar respostas e serviços adequados às reais necessidades dos idosos e seus familiares; eixo 4 – Melhorar as acessibilidades e a mobilidade dos idosos.
De acordo com o documento, o Concelho de Arcos de Valdevez tem já um vasto leque de respostas para os mais idosos, das quais se destaca todo o trabalho desenvolvido pelas IPSS’s locais, sendo agora necessário investir numa melhor articulação de recursos em áreas tão importantes como a saúde, a segurança, a ocupação dos tempos livres, as acessibilidades, o lazer, entre outros.
Este é um documento que se pretende participativo e, por isso, irá agora ser apresentado em sede de CLAS e discutido com todos os parceiros da Rede Social, para que possa ser melhorado e operacionalizado, a partir de janeiro de 2015, por um período de três anos, isto é, até dezembro de 2017.
João Manuel Esteves, reforçou a ideia de que, de facto este é um grupo da população com grande significado para o Município, daí a sua especial atenção com o mesmo. Referiu ainda a importância do papel da Rede Social na definição de estratégias de intervenção, concertando esforços e rentabilizando os recursos criados pelas várias organizações locais, de modo a melhor se responder às reais necessidades sentidas pela população idosa.

Últimas