PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Arcos de Valdevez

Arcos prepara ‘revolução’ na frente ribeirinha – Saiba o que vai ser feito

18 Julho, 2023 - 22:22

630

0

Intervenção compreende a frente ribeirinha da margem direita do Vez, desde a Ponte Nova até à Ponte do Toural.

Está em concurso a empreitada ACESSIBILIDADE 360º – MELHORIA DAS ACESSIBILIDADES NO ESPAÇO PÚBLICO | ARCOS DE VALDEVEZ.

 

A intervenção compreende a frente ribeirinha da margem direita do Vez, desde a Ponte Nova até à Ponte do Toural.

 

“Com este projeto pretende-se melhorar a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada”, refere a autarquia.

 

“Esta solução permite valorizar os espaços de lazer e os de atravessamento, através da elevação pontual da plataforma rodoviária, com a colocação de adequado pavimento, que lhe confere dimensão potenciadora de uma utilização diversificada e acessível, nomeadamente para múltiplos eventos e atividades lúdicas. Procurou-se privilegiar a ligação entre os principais pontos de circulação pedonal no centro da vila, intervindo nos percursos, habitualmente mais utilizados pelos habitantes, procurando regenerar, nas áreas de intervenção, as atividades económicas e sociais da população”, prossegue.

 

A candidatura “ACESSIBILIDADE 360º”, propõe-se requalificar os percursos pedonais, tanto os que fazem parte da rede viária como dos interiores.

 

Como a acessibilidade também implica segurança, compreensão espacial e conforto para todos, propõe-se a criação de um espaço mais fluido e com ausência de barreiras arquitetónicas físicas e visuais, pelo que a distribuição de caminhos e jardins é reorganizada e dotada de equipamento e mobiliário urbano acessível.

 

Todos os passeios serão intervencionados, alargando as zonas de circulação pedonal, criando zonas de permanência mais confortáveis, nivelando as passadeiras com os passeios e assegurando a segurança pedonal no âmbito da segurança rodoviária.

 

Esta obra pertence ao Projeto n.º 728 – Acessibilidades 360º – Melhoria das Acessibilidades no Espaço Público | Arcos de Valdevez, cofinanciada pelo Fundo Europeu, PRR – PROGRAMA PLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA, integrado na “Componente 3 –Respostas Sociais, Investimento RE-C03-i02: Acessibilidades 360º” e com um Investimento Elegível de 936.615,28 euros e Comparticipação Comunitária de 936.615,28 euros.

 

“O principal objetivo desta Operação é o de promover da acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada no acesso e utilização do espaço público”, refere ainda o Município.

 

 

 

[Fotografia: DR]

Tópicos:

#Requalificação

Últimas