PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Arcos de Valdevez

Arcos: Oficinas Himalaya aderiram à Rede Nacional de Centros Ciência Viva

4 Julho, 2022 - 10:57

181

0

RNCCV é constituída por 24 Centros Ciência Viva em todo o território nacional.

O Município de Arcos de Valdevez aprovou a adesão das Oficinas de Criatividade Himalaya à Rede Nacional de Centros Ciência Viva (RNCCV).

 

Os Centros de Ciência Viva são espaços de aproximação entre os cidadãos e a ciência. A sua rápida expansão nas últimas décadas tem decorrido em paralelo com uma relevância social crescente nas comunidades em que estes se inserem.

 

Os Centros de Ciência Viva tornam-se assim plataformas de desenvolvimento social, económico e cultural, mobilizando para tal os atores mais dinâmicos nas suas regiões.

 

A RNCCV, sediada no Pavilhão do Conhecimento (Parque das Nações, Lisboa), é constituída por 24 Centros Ciência Viva em todo o território nacional, nomeadamente espaços interativos de divulgação científica, que contribuem para o desenvolvimento regional.

 

O Centro Ciência Viva de Arcos de Valdevez é o único no Alto Minho pertencente à Rede Nacional.

 

Além do protocolo de adesão, que estipula cláusulas e define uma comissão de acompanhamento científico à volta da personalidade do padre Himalaya, esta parceria inclui ainda um protocolo de colaboração envolvendo um trabalho de participação nos projetos adstritos à Rede. Na rede este equipamento terá a designação de ‘Centro Ciência Viva dos Arcos – Oficinas de Criatividade Himalaya (Arcos de Valdevez)’.

 

Este Centro será diferenciador dos restantes por se focar na personalidade do padre Himalaya, um dos maiores cientistas e visionários portugueses da viragem do século XIX.

 

As Oficinas de Criatividade Himalaya são geridas pelo Município de Arcos de Valdevez e assumem-se como uma plataforma de promoção da ciência e das suas múltiplas áreas do Conhecimento, como a Ecologia e Eco sustentabilidade, encontrando nas famílias, nos jovens e na comunidade escolar o seu principal público-alvo.

 

O espaço das Oficinas de Criatividade Himalaya está aberto à comunidade como equipamento de descoberta e fruição.

 

 

[Fotografia: Município Arcos Valdevez]

Últimas