PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Arcos de Valdevez

Arcos: Oficinas de Criatividade Himalaya vão falar sobre o sol

6 Novembro, 2021 - 11:06

227

0

Palestra.

As Oficinas de Criatividade Himalaya, em Arcos de Valdevez, acolhem no próximo dia 13 de novembro, pelas 10h00, uma palestra intitulada O Sol: uma estrela aqui tão perto. Será ministrada por João Fernandes, docente no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

 

“O Sol é a única estrela do Sistema Solar. É por isso, a nossa estrela! Uma estrela em torno da qual a Terra orbita, bem como outros planetas, asteroides, cometas, etc. Por isso, o Sol é uma
fonte de energia e de Vida para a Terra. Estes factos estão bem patentes nas motivações que atravessam estas inspiradoras Oficinas de Criatividade Himalaya. Por outro lado, o Sol não é a
única estrela do Universo”, lê-se na nota enviada pela autarquia.

 

“Só na nossa galáxia – a Via Láctea – temos dezenas de milhares de milhões de estrelas. E todas elas são diferentes… Nesta palestra falaremos do Sol, das suas caraterísticas, e da importância do seu estudo para o conhecimento científico da Humanidade”, acrescenta a edilidade.

 

João Manuel de Morais Barros Fernandes, natural de Arcos de Valdevez, é Professor Auxiliar do Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC) desde 1999. Licenciou-se em Física/Matemática Aplicada (ramo Astronomia) pela Universidade do Porto (1991) e é doutorado em Astrofísica e Técnicas Espaciais pela Universidade de Paris VII (1996).

 

Obteve a agregação em Física (ramo Astrofísica) pela Universidade de Coimbra (2014). As suas áreas de investigação são a formação e evolução das estrelas, física solar e a história da Astronomia em Portugal.

 

Foi subdiretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o pelouro do Observatório Geofísico e Astronómico da UC (2013-2018) e foi coordenador do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (2015-2018). É, de novo, coordenador Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra desde Abril de 2021.

 

Este evento é de inscrição obrigatória, com vagas limitadas.

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas