PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Arcos de Valdevez

Arcos: Obra do Centro de Atividades Ocupacionais já arrancou

22 Setembro, 2014 - 07:27

184

0

Projeto conta com o apoio da Câmara Municipal e do Concelho Local de Ação Social (CLAS) e tem já parecer favorável do Centro Distrital de Segurança Social.

Teve lugar recentemente, no Centro Comunitário de S. José da Sta Casa da Misericórdia, a consignação da empreitada do “Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) ” para pessoas com deficiência, adjudicada à empresa José Abreu Enes da Lage & Irmão, Unipessoal, Lda. por 260. 000,00 euros (s/ IVA).
Este projeto, levado a cabo pela Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, conta com o apoio da Câmara Municipal e do Concelho Local de Ação Social (CLAS) e tem já parecer favorável do Centro Distrital de Segurança Social.
Para a Câmara Municipal este foi um dia especial porque a construção deste Centro de Apoio às Atividades Ocupacionais constitui uma intervenção de extrema importância para o Concelho e para a Região, na medida em que visa colmatar uma lacuna concelhia, pois com esta obra passará a haver em Arcos de Valdevez um conjunto de respostas sociais aos jovens e adultos portadores de deficiência como também aos seus familiares, visando o desenvolvimento e manutenção das suas autonomias pessoais, sociais e o seu equilíbrio emocional, tornando-os mais independentes e consequentemente mais felizes. “Estamos a viver um momento muito importante na construção de uma sociedade mais solidária e inclusiva. Com a abertura deste Centro Lar Residencial iremos proporcionar às pessoas com deficiência do nosso concelho o apoio que necessitam na sua terra pela primeira vez”, referiu João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal, a qual sempre o considerou como sendo estruturante no desenvolvimento do concelho.
Este “trata-se de um projeto desenvolvido no concelho, por uma instituição do concelho, articulado com a Câmara Municipal e o Conselho Local de Ação Social, de forma a responder às necessidades do mesmo.”, adiantou o Provedor que aproveitou a ocasião para ainda agradecer o apoio da Câmara Municipal neste processo.
Esta unidade de apoio às pessoas portadoras de deficiência divide-se em duas vertentes, uma que diz respeito à área para desenvolvimento de atividades em oficinas de trabalho ocupacional destinada a 30 utentes e outra que diz respeito a um Lar Residencial com capacidade para 15 utentes.
Este projeto será implementado em parte do edifício do Centro Comunitário S. José e tem abrangência regional. Com a conclusão desta intervenção, que tem um prazo contratual de 120 dias, estarão criadas as condições para que esta problemática social, muito especifica tenha uma adequada resposta no Concelho de Arcos de Valdevez, contribuindo para um desenvolvimento social mais harmonioso e solidário.

Últimas