O Centro Municipal de Informação e Turismo (CMIT) de Arcos de Valdevez encontra-se a ser remodelado para dar lugar a uma Loja Interativa de Turismo, estando as obras já bastante adiantadas e a sua inauguração prevista para o próximo dia 11 de julho, Dia do Concelho.
Esta loja interativa de Turismo integrará uma rede regional de lojas interativas, tendo em vista a potenciação económica e social da região no seu todo, com base nas linhas orientadoras: a uniformização da imagem região; a otimização do acesso à informação; a inovação; a promoção dos distintos produtos estratégicos definidos no Plano Estratégico Nacional do Turismo associados à Região; o desenvolvimento económico.
A loja disporá de um conjunto de ferramentas de teor interativo inovador, tais como a Mesa Interativa, os Mupies e os Totens interativos, que permitirão proporcionar um atendimento inovador e diferenciador aocliente, bem como a transmissão de uma imagem vanguardista e futurista da região e, neste caso específico, do concelho.
Entre outras ações, esta loja participará fortemente na promoção da oferta turística local, alicerçando-se numa parceria existente entre as diferentes autarquias, com vista à promoção, nos mercados interno e externo da região.
Fomentará a divulgação dos variados produtos estratégicos como por exemplo a Gastronomia e Vinhos, o Turismo de Natureza, o Turismo Religioso, o Touring Cultural e Paisagístico e o Turismo saúde e bem-estar.
De igual modo promoverá o Acolhimento Empresarial, através do expositor de produtos/serviços transversais ao concelho e à região, estimulando não apenas a produção local mas também o tecido empresarial da região.
Complementarmente, ao conferir a possibilidade do turista efetuar reservas de serviços (quartos de hotel, refeições em restaurantes, carros em empresas de rent-a-car, entre outras facilidades), esta rede potenciará mais um canal para a promoção e aumento do negócio para as empresas.
Por último, será acrescida a esta plataforma tecnológica uma Bolsa de Oferta de Emprego do Porto e Norte, dedicada ao sector do Turismo, cujo propósito será gerir a colocação de profissionais nos vários empreendimentos hoteleiros, restauração e animação, bem como verificar as lacunas existentes em termos de formação na área do Turismo.
Este projeto é financiado pelo Programa Operacional ON.2 – Eixo: II – Valorização Económica de Recursos Específicos, sendo o seu investimento elegível de 161.083,40 euros e a comparticipação FEDER (Fundo de Desenvolvimento Regional) de 136.920,89 euros, correspondendo a uma taxa de comparticipação de 85%.
De referir que a Câmara Municipal também se encontra a realizar benfeitorias no auditório do CMIT, nomeadamente ao nível da substituição de mobiliário, e a fazer a reabilitação das caixilharias exteriores do edifício.
Comentários: 0
0
0