PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Arcos de Valdevez
Destaques

Arcos: GNR interrompe e cancela encontro de concertinas no centro da vila

14 Junho, 2020 - 16:52

485

0

PUB [atualizada 23h17, com esclarecimento da GNR enviado à imprensa]   A GNR obrigou este domingo ao cancelamento do encontro de concertinas que, todos os domingos, decorre junto ao Campo […]

PUB
[atualizada 23h17, com esclarecimento da GNR enviado à imprensa]

 

A GNR obrigou este domingo ao cancelamento do encontro de concertinas que, todos os domingos, decorre junto ao Campo do Trasladário, em Arcos de Valdevez.

De acordo com notícia avançada pela Barca FM, a atuação foi interrompida pelos militares que “não autorizaram o ajuntamento e obrigaram ao cancelamento da atividade”.

Refere ainda aquela emissora que “a não autorização levou a alguma indignação por parte dos populares que acabaram por acatar a ordem dos militares e desmobilizaram”.

No entanto, em declarações ao jornal O Minho, a GNR referiu que não se tratou de uma ordem mas sim de uma recomendação.

“A patrulha [da GNR de Arcos de Valdevez], face às recomendações da Direção-Geral de Saúde, foi ao local, sensibilizou e recomendou que não houvesse roda de concertina durante a tarde, para não concentrar um número anormal de pessoas a assistir ao evento”, disse aquela força militar àquele órgão de informação.

 

GNR esclarece com postura de “sensibilização”

 

Entretanto, ao final da noite deste domingo, o Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo esclareceu, em nota enviada à imprensa, que apenas “sensibilizou” os participantes do encontro de concertinas que teve lugar este domingo junto ao Campo do Trasladário, em Arcos de Valdevez, “para o cumprimento” das medidas adotadas para prevenir a transmissão do novo coronavírus (COVID-19).

É de salientar que, aquando da sensibilização efetuada pela patrulha do Posto Territorial de Arcos de Valdevez, os populares presentes adotaram uma conduta cooperante, acatando e respeitando as medidas restritivas impostas e as orientações emanadas pelos militares, comportamento de cidadania por parte de todos que muito apraz registar”, refere a autoridade.

“Como é do conhecimento geral, o retorno progressivo à situação de normalidade, depois do foco principal da pandemia COVID-19, está em curso. No entanto, é preocupação da GNR evitar situações de grandes aglomerados de pessoas, que possam por em causa tal retorno, em particular no distrito de Viana do Castelo”, acrescenta a GNR.

Recorde-se que esta tradição do encontro de concertinas é uma tradição que se realiza todos os domingos, naquele concelho. Decorre junto ao Campo do Trasladário.

Tais concentrações de danças e cantares são um marco e tradição deste concelho do Alto Minho, permitindo assim, após o almoço, que os populares se juntem para ver, ouvir e dançar ao som minhoto das concertinas.

 

 

[Fotografia: Barca FM]

 

 

PUB

Últimas