PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Arcos de Valdevez

Arcos: Eis o novo ‘Abrigo da Montanha da Peneda’ – 28 camas para alojar romeiros e turistas

15 Maio, 2022 - 16:10

633

0

Turismo.

No âmbito da sessão comemorativa do 51º aniversário do Parque Nacional da Peneda Gerês, foi inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal João Esteves, pelo Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, e pela Diretora do Fundo Ambiental, Alexandra Carvalho, o Abrigo de Montanha da Peneda (Gavieira).

 

Este abrigo, no valor de 120 mil euros, resultou de uma parceria com a Confraria de Nossa Senhora da Peneda.

 

“Com este projeto pretendeu-se a remodelação e beneficiação de um dos quartéis do Santuário para criar camaratas, espaços destinados a instalações sanitárias e cozinha comum”, explica o Município de Arcos de Valdevez.

 

O Santuário encontra-se agora dotado de um espaço que permite alojar os romeiros da Peneda, da Via Mariana, os turistas e os montanhistas do Parque Nacional Peneda-Gerês que escolham o local para prática de escalada e outras atividades de montanha.

 

Este abrigo tem capacidade para alojar 28 pessoas, repartidas por duas camaratas.

 

“Com este projeto, o Município de Arcos de Valdevez prevê aumentar a oferta ao nível do alojamento dentro da área do Parque Nacional Peneda-Gerês, contribuindo para a dinamização do Turismo de Natureza no concelho, bem como para a valorização do património cultural”.

 

Neste momento o Presidente da Câmara Municipal e Presidente da Comissão de Cogestão do PNPG, João Esteves, referindo-se ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda, enalteceu o facto de nos encontrarmos “efetivamente num sítio onde o Património Natural e Cultural tem um dos seus maiores ícones.”

 

Dada a sua importância a vários níveis, a Câmara Municipal e a Confraria da Nossa Senhora da Peneda estão a desenvolver o processo de Classificação Nacional do Santuário da Nossa Senhora da Peneda.

 

 

[Fotografias: Município Arcos Valdevez]

Últimas