PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Arcos de Valdevez

Arcos: Eis as ‘Veigas’ do ‘pequeno Tibete português’ – Veja as FOTOS

13 Abril, 2022 - 17:10

461

0

Investimento de 70 mil euros.

Já abriu o novo troço da Ecovia do Vez, Veigas de Sistelo. Com cerca de 500 metros, este é o último troço até chegar à ponte da Portela, na aldeia de Sistelo, e a continuação da valorização do território a partir da paisagem e do trabalho do Homem.

 

A obra contou com um investimento global de cerca de 70 mil euros e visou melhorar e consolidar a rede de mais de 300 km de percursos de Arcos de Valdevez, através da ligação, por passadiço, de um troço alternativo da Ecovia do Vez.

 

“Este novo percurso é mais um incentivo para as pessoas virem a Sistelo e a Arcos de Valdevez”, disse o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Esteves.

 

É um troço que liga duas pontes, nomeadamente a ponte da Veiga e a ponte da Portela, representando agora a nova “atração de Sistelo”.

 

João Esteves adiantou que nos últimos anos já foi feito em Sistelo um investimento público no valor global de cerca de 1 milhão de euros, o qual já despoletou um investimento privado de mais de 2 milhões de euros na área da restauração, alojamento, animação turística, locais de venda de produtos locais e recuperação de habitação.

 

 

Veja as fotos [créditos: Município Arcos Valdevez]

 

 

 

 

“A parceria entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e a população permite valorizar o território e criar condições para a fixação e atração de pessoas e investimento”, reforçou.

 

“Este é um exemplo do papel do investimento público como alavanca do investimento privado”, adiantou o presidente da Câmara Municipal, dizendo que este serve para “criar riqueza na terra, criar dinamismo socioeconómico e melhorar a qualidade de vida”.

 

No futuro irão ser realizadas outras benfeitorias em Sistelo, como a recuperação da antiga escola primária de Padrão para centro de divulgação da Paisagem Cultural, a reabilitação de áreas de lazer, de espigueiros e moinhos, da área de Porto Cova, dos trilhos, de outros espaços da ecovia, ou então criados novos pontos de informação ou venda de produtos turísticos. Vão

A Ecovia do Vez conta com uma extensão de 34km e está divida em 3 etapas: Etapa 1 -Jolda-Arcos; etapa 2- Arcos-Vilela; etapa 3 – Vilela- Sistelo e já engloba um investimento de mais de 1 milhão de euros.

 

A Operação PDR2020-10216-FEADER-059765 – Reabilitação do Património Local e Ambiental da Paisagem Cultural de Sistelo, é cofinanciada pelo FEADER, Programa Operacional PDR 2020,
Portugal2020,  Medida 10.2.1.6 – Renovação de aldeias conta com um Investimento Elegível de 184.745,22 euros e Comparticipação Comunitária de 147.796,18 euros.

 

 

[Fotografia: Município A. Valdevez]

Últimas