PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Arcos de Valdevez
Destaques

Arcos: Constituída a segunda EIP nos Bombeiros Voluntários

19 Maio, 2021 - 16:29

272

0

PUB A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) aprovou a constituição de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Arcos de […]

PUB

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) aprovou a constituição de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez.

O protocolo para a criação foi firmado com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez (AHBVAV) e a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.

De acordo com a corporação, a segunda EIP deverá entrar em funcionamento “a breve prazo”, reforçando assim a operacionalidade do Corpo de Bombeiros.

À semelhança do que acontece com a primeira EIP, em funcionamento desde 2015, as responsabilidades vão ser partilhadas entre o Município de Arcos de Valdevez e a ANEPC. A Câmara Municipal comparticipa a AHBVAV nos custos decorrentes da remuneração dos elementos que integram a EIP, atribuindo-lhe uma verba mensal correspondente a 50 por cento dos custos mensais resultantes dos vencimentos, subsídios de férias e de natal e respetivos encargos do pessoal contratado, cabendo à ANEPC suportar os restantes 50 por cento dos custos.

A Equipa de Intervenção Permanente assegura o socorro e a emergência na área do respetivo concelho, e os bombeiros que as integram são caraterizados por elevada especialização, com conhecimento em valências diferenciadas, que lhes permitem dar resposta adequada nas diferentes missões, em ocorrências cada vez mais exigentes e complexas.

Germano Amorim, Presidente da direção da AHBVAV, saudou a decisão que vem de encontro a uma reivindicação antiga da
Associação de ter uma segunda Equipa de Intervenção Permanente para fazer face às diversas solicitações da população.

“A criação da segunda EIP é uma forma de contrariar a realidade demográfica e a falta de voluntariado no distrito. Estamos na cuada a nível nacional e no terceiro lugar do pódio a nível de ocorrências”, apontou.

“Arcos de Valdevez é um concelho com uma grande área de atuação, com realidades diversas, num contexto geográfico e orográfico complexo, inserido em duas vastas áreas florestais e de serrania no único parque nacional existente e, o igualmente único, europeu, habitado. Não descurando a emergência, bem como a realidade industrial cada vez mais lata. O mais importante de tudo é a nossa disponibilidade para as pessoas, melhor e mais servindo.” reforçou o Presidente da direção da AHBVAV.

 

[Fotografia: BV Arcos Valdevez]

 

PUB

Últimas