Os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez resgataram ao início da noite de ontem, sábado, uma mulher que ficou ferida enquanto realizava um trilho na freguesia de Gavieira, naquele concelho.
O alerta foi registado às 19h10.
No entanto, a vítima encontrava-se em local de difícil acesso.
No local, sete elementos da equipa de salvamento e resgate dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez.
“Após 4h30m a caminhar por trilhos e penedos os Bombeiros conseguiram chegar até junto da vítima que se encontrava acompanhada por uma grupo de mais 10 pessoas (sendo 3 elementos crianças)”, descreve a corporação.
[Fotografia: BV Arcos Valdevez]
[Fotografia: BV Arcos Valdevez]
Foi entretanto chamada uma ambulância dos Bombeiros de Ponte da Barca.
“Após a avaliação/estabilização e a imobilização da vítima os operacionais de resgate iniciaram a espinhosa missão de transportar a vítima imobilizada numa maca por locais onde as condições de circular ou de caminhar era praticamente nula, pois foram muitos os penedos galgados e os barrancos através de giestas percorridos até encontrarem um rasto de carreiros do gado que os levasse o mais rápido possível até às viaturas”.
O regresso demorou “mais de cinco horas”.
[Fotografia: BV Arcos Valdevez]
[Fotografia: BV Arcos Valdevez]
O resgate foi concluído com êxito.
“A todos os operacionais envolvidos do CB de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca, apresentamos o nosso agradecimento e reconhecimento por todo o esforço empregue nesta dura missão”, refere a corporação.
“Desejamos as rápidas melhoras à vítima desta ocorrência e deixamos um conselho a todos os amantes das caminhadas nos trilhos de alta montanha, antes de fazerem, verifiquem muito bem as condições e o grau de dificuldade do trilho que pretende percorrer; se a sua condição física suporta as condições do mesmo, bem como as condições climatéricas que o dia apresenta”, recomendam os Bombeiros de Arcos de Valdevez.
Comentários: 0
0
0