PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Arcos de Valdevez

Arcos: Avalanche louca de turistas deixa ‘Floresta Encantada’ em risco de não acontecer

15 Outubro, 2024 - 12:09

2

0

Junta de Cabana Maior teme pela segurança e pela qualidade do evento.

“Em primeiro lugar está a segurança de todos. Se virmos que não se verifica, a edição deste ano da Floresta Encantada pode não realizar-se”.

 

O aviso, em tom taxativo, foi transmitido à Rádio Vale do Minho pelo Presidente da Junta de Cabana Maior, Arcos de Valdevez, Joaquim Campos.

 

Vale referir que estamos a falar de uma iniciativa que, nos últimos anos, tem ganho uma projeção estratosférica.

 

Em plena floresta, naquela localidade, as luzes de natal acendem-se e criam um ambiente incrível numa floresta que abriga múltiplas espécies de plantas diferentes, uma zona ribeirinha com várias quedas de água e um dos mais bonitos trilhos para se percorrer durante a época natalícia.

 

Os passadiços  iluminam-se e não faltam adornos saídos de histórias de encantar, que dão ao local um tom carregado de magia

 

Só que este ano isso pode não acontecer.

 

 

Reservas de todo o País

“Em Agosto já estávamos a receber reservas de empresas de turismo, com gente de Coimbra, de Setúbal e até da Guarda”, contou Joaquim Campos manifestamente preocupado com o trânsito caótico que pode gerar-se naquele lugar onde grande parte das estradas são em terra batida.

 

“Muitos demoraram cerca de duas horas para fazer quatro quilómetros”, recordou.

 

De acordo com a organização, entre 1 de dezembro de 2023 e 15 de janeiro de 2024, passaram pela Floresta Encantada “cerca de 72 mil pessoas”. 

 

As estimativas para uma eventual edição este ano apontam para números largamente superiores a 100 mil visitantes.

 

Perante tamanha afluência, a Junta de Freguesia de Cabana Maior viu-se obrigada a colocar a edição deste ano em stand by.

 

A bola está agora do lado do Município de Arcos de Valdevez.

 

“Vou ter uma reunião com a autarquia em breve no sentido de tentarmos encontrar uma solução que garanta a segurança e a qualidade para todos os que nos visitam. Para já não há qualquer data para ligar luzes e nem mesmo a certeza se a Floresta Encantada vai avançar este ano”, disse Joaquim Campos.

 

O trilho da floresta só pode ser feito a pé e estende-se ao longo de 400 metros.

 

 

 

[crédito fotografia: Arquivo/Floresta Encantada]

Últimas