PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto

“Aquecimento” para o fim-de- semana desportivo de 14/15 de Abril

13 Abril, 2017 - 09:35

183

0

Acompanhe a sexta-feira desportiva na sua rádio de todos os dias.

Embora em tempo de festa pascal, haverá sempre lugar para viver as grandes emoções desportivas, bastando uma ligeira conciliação entre o religioso e o desportivo. E não obstante as competições sofrerem diminuição quantitativa a nível distrital, já pelas provas nacionais não será notório esse abrandamento, mantendo-se as principais em desenvolvimento, com alguns encontros a justificarem as maiores atenções pelo que podem exponenciar no momento de apogeu da época em curso.
Cá entre nós, o futebol de seniores passa, essencialmente, pelas meias-finais da Taça, com jogos à beira-Minho, sendo um deles entre intervenientes bem próximos, como é o caso do Melgacense/Desportivo de Monção, entre o único emblema do escalão secundário e o pior posicionado na principal divisão entre o trio em prova.
Favoritos na Taça é sempre difícil encontrar, de pouco ou nada valendo a diferença entre escalões ou as classificações dos campeonatos, pelo que a única garantia é que teremos um emblema mais a norte do Distrito a disputar a final da presente época, repetindo a presença do ano anterior caso se apurem os monçanenses ou estamos em crer que inédita, no caso dos de Inês Negra. E o adversário nessa final sairá do outro embate entre Cerveira e Vitorino de Piães, relativamente próximos na tabela e que se voltarão a encontrar na derradeira jornada do campeonato, tendo empatado o único encontro disputado entre si. Equilíbrio será a nota dominante na partida, pelo que qualquer dos intervenientes será sempre um finalista de craveira.
A pausa será ainda aproveitada para actualização da divisão secundária, no único encontro em atraso, a envolver Anais e Perre, que disputam lugares da parte de baixo da tabela e nenhum se moverá do posto actual independentemente do desfecho do encontro.
A jornada de Portugal Prio deverá confirmar a despromoção de Ponte da Barca ao distrital, bastando que não vença na recepção ao tranquilo São Martinho, sendo complicada a tarefa do Limianos, porquanto já está dependente de terceiros e tem deslocação complicada a Gandra, onde só um triunfo poderá manter a esperança limiana, que jogará ainda por fora na vista do Mirandela ao terreno do líder Felgueiras. Jogo de duplo interesse, pelas posições frágeis que ocupam, é o Pedras Salgadas/Trofense, mormente para os transmontanos que não poderão desaproveitar o facto casa, sempre imperioso nestes momentos.
Na outra série, extraindo o Moncorvo, já praticamente despromovido, a luta será intensa entre os dois conjuntos madeirenses, ambos em viagem ao norte, rumando Camacha ao Vilaverdense, onde mora tranquilidade local, contrariamente ao Caniçal que vem a São Torcato, onde os locais estão embrulhados no mesmo objectivo de fuga aos postos da despromoção. Difícil ainda a posição de Pedras Rubras, que visitará a lanterna vermelha, Moncorvo, com os anfitriões à vontade pois nada terão a perder. Fora destes problemas, pelo menos no momento, Montalegre e Bragança, em terras do Barroso travarão luta pela melhor posição e sossego, quanto antes.
Na promoção, o essencial consistirá num equilíbrio entre os principais interessados, podendo alternarem-se as posições a cada jornada, mormente nesta próxima. Assim, o líder Oliveirense UD desloca-se a Vildemoinhos, em partida decisiva para os anfitriões se anseiam a subida, espreitando-a Merelinense e Marítimo B, curiosamente adversários num dos duelos mais decisivos, já que poderá afastar um deles, sendo ainda muito importante para Salgueiros em trânsito até à Oliveirense, que deixou a lanterna vermelha e não quererá reencontrá-la, preferindo mantê-la no Amarante ou mesmo na Gafanha, onde se deslocam os amarantinos.
Tal como no Prio, também os campeonatos profissionais se disputam na íntegra em mais uma ronda efervescente em qualquer das divisões. Na Ledman (II Liga), destaque ao Varzim/Porto pela expectativa que os poveiros continuam a manter na chegada à promoção, a qual só conseguirão obtendo triunfo e esperando mais deslizes, mormente do Aves, desta vez anfitrião de Covilhã, com os serranos ainda inseguros na manutenção. Já o Portimonense será mais difícil alcançar, apesar da queda vertiginosa que vem sofrendo e tem uma deslocação complicada a Braga, podendo o sistema nervoso algarvio entrar em apuros caso registem uma quarta derrota consecutiva.
U. Madeira já deve ter perdido a intenção de ainda obter promoção e a deslocação ao Sporting poderá acabar com todas as ilusões, numa ronda onde destacamos o dérbi Gil Vicente/Guimarães, bem próximos, não só geograficamente mas também na tabela, Vizela/Olhanense é jogo de provável decisão matemática, já que os anfitriões necessitam pontos para saltar da zona tenebrosa e conseguindo-os despedem, com contas definitivas, os algarvios.
Por NOS, Braga/Porto é o jogo de todas as atenções, pois não serão apenas os adeptos dos dois clubes que o viverão, senão o universo dos ditos milhões de benfiquistas que depositam esperanças nos arsenalistas para retirarem a pujança ao Dragão, embora os portitas coloquem em campo toda a artilharia para não descolar do topo. Se o Porto sair cantando “Aleluia”, teremos campeonato até final, isto partindo do pressuposto que, na véspera, o Marítimo será presa – pouco importará o grau de dificuldade – do líder Benfica, que tudo fará, apesar do custo elevado dos pontos, para se distanciar para quatro relativamente ao Dragão. Benfica/Marítimo primeiro e Braga/Porto, depois, serão as partidas em alta e em expectativa máxima, mas outras terão a sua cabal importância, ressaltando o Nacional/Moreirense, em encerramento na noite de Segunda-feira, pois trata-se duma autêntica finalíssima em matéria de manutenção. Para esta “cimeira” de permanência, não se poderão omitir o Tondela/Rio Ave, de importância máxima para os anfitriões, já que cada ponto perdido em casa equivalerá a mais um passo na derrocada, e também o Belenenses/Estoril, pois os “canarinhos” precisam de voar mais alto para não ser apanhados de surpresa.
Mais pelas calmas, independentemente de objectivos a atingir, o Sporting desloca-se a Setúbal, com intuitos de manutenção de bronze e “vingar” a Taça da Liga, enquanto Chaves e Guimarães reeditam um confronto de há doze dias, com amargura dos flavienses e intenção dos Conquistadores em manter o quarto e até reservá-lo, em exclusivo, contando com aval do Porto, jogando-se ainda um Boavista/Paços de Ferreira e um Arouca/Feirense, procurando pacenses e arouquenses apanhar o comboio da tranquilidade onde os adversários já viajam, confortavelmente.
E estamos ainda num fim-de- semana que antecipará as competições, evitando Domingo de Páscoa, salvo em Iniciados nacionais, que nos trará ainda mais futebol pela formação e Futsal, embora dispense o Futebol de Sete e o Hóquei em Patins.
No primeiro caso, a nível distrital, os Iniciados decidirão os finalistas da Taça, entre o dérbi Desp. Monção/Moreira, com um emblema da terra de Deuladeu e divisão secundária a marcar presença na final, em Lanhelas, frente ao vencedor do Barroselas/Ancorense. Idem em Juvenis, intervindo, por um lado, Cerveira/Paçô em oposição a Vianense/Barroselas, com final em Arcos de Valdevez. Valerá a pena mencionar, neste escalão, a hipótese de outorga do Torneio Extraordinário de Juvenis ao vencedor do Melgacense/Valenciano, repetimos ao vencedor, pois em caso de empate talvez o troféu passe para o Neves uma semana depois. Vale o que vale, mas… é mais uma!
Em Juniores, a ronda aparenta tranquilidade, sem jogos de alerta maior, mas pelos nacionais, salvo Juvenis) ainda nos deparamos com o clássico Benfica/Porto, em Iniciados, enquanto em Juniores haverá mais um Braga/Porto.
No Futsal, para o Torneio Extraordinário, eis o dérbi Moreira/Zona Fut, sempre apetecível, disputando-se ainda o Piães/Deucriste, em Seniores Femininos, enquanto pela Sport Zone o Benfica/Sporting será cartaz e com atracção apenas pela curiosidade em conceber a manutenção prolongada da invencibilidade leonina, pois a classificação da fase estará decidida, dado o pecúlio leonino. De interesse na ronda, citamos um Porto Salvo/Braga, aiado a Quinta de Lombos/Belenenses e ainda Pinheirense/ Modicus, já que do trio de encontros sairão as três posições imediatas ao par lisboeta, grandes favoritos ao triunfo final.
Como acaba de ser registado, nem o período pascal retira emoções às competições desportivas, pelo que há necessidade de conciliar desporto e festa. Aliás, como seria bom aliar sempre o desporto a Festa. Não são pródigos os momentos que correm para tais “alianças”! É pena, mas em todo o caso não deixe de desfrutar duma Santa e Feliz Páscoa.

Últimas