PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Aquamuseu do rio Minho assinala 9º aniversário com dois dias de festa

8 Julho, 2014 - 07:29

181

0

O fim-de-semana de 12 e 13 de julho inclui visitas guiadas gratuitas, ateliês, a atividade ‘Dormir com os peixes’ e um concerto de música clássica sob a margem do rio.

O Aquamuseu do rio Minho, localizado em Vila Nova de Cerveira, vai assinalar o 9º aniversário com um conjunto de atividades que priveligia a interação com toda a comunidade. O fim-de-semana de 12 e 13 de julho inclui visitas guiadas gratuitas, ateliês, a atividade ‘Dormir com os peixes’ e um concerto de música clássica sob a margem do rio.
Esta data assinala, simbolicamente, o dia em que foi possível colocar em marcha um projeto inédito, na Península Ibérica. As mascotes Eureka e Einstein, casal de lontras que há dois anos reside no Aquamuseu, vão fazer as honras da casa, com aquela atitude descontraída que cativa os visitantes.
Convertido num dos maiores polos de atração turística de Vila Nova de Cerveira, este equipamento municipal não deixa passar em branco mais um aniversário. Do programa de dois dias, constam quatro visitas guiadas e duas sessões do Ateliê ‘Pintar a Natureza’. Pelo sucesso alcançado em anos anteriores, a atividade ‘Dormir com os Peixes’ é inevitável, com crianças dos 7 aos 13 anos a pernoitar naquele espaço; e o encerramento fica a cargo da Orquestra do Norte que vai embelezar a paisagem natural do Parque de Lazer do Castelinho com sonoridades clássicas.
Considerado um aquário vivo do rio Minho, este equipamento é já uma referência distrital e ibérica, despertando interesse de escolas, turistas, investigadores e público em geral. Desde que se encontra de portas abertas, o Aquamuseu já recebeu cerca de 200 mil pessoas, tendo-se realizado visitas guiadas a 60 mil estudantes e turistas e desenvolvido atividades pedagógicas com mais de 15 mil jovens.
Espaço vocacionado para a divulgação do património natural e etnográfico associados ao rio Minho, o Aqumauseu tem também por missão a Formação Ambiental, Académica e a investigação científica, estando em curso vários protocolos de colaboração com Escolas Secundárias, Centros de Investigação e Universidades de Portugal e da Galiza. O Aquamuseu participou, em coautoria, em 35 publicações científicas internacionais sobre estudos desenvolvidos no rio Minho e foi parceiro de dois projetos europeus desenvolvidos no rio Minho.

Últimas