PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Aquamuseu convida população a conhecer habitat de peixes do rio Minho

14 Setembro, 2012 - 09:53

158

0

A actividade, que se destina ao público em geral, com mais de 18 anos, visa informar e aumentar “o grau de consciência social sobre a conservação dos peixes migradores e do seu habitat”.

O Aquamuseu do rio Minho, em Vila Nova de Cerveira, e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto organizam, no próximo dia 28 de Setembro, uma intervenção de voluntariado ambiental, no troço internacional do rio Minho.

A actividade, que se destina ao público em geral, com mais de 18 anos, visa informar e aumentar “o grau de consciência social sobre a conservação dos peixes migradores e do seu habitat”.

Na prática, serão realizados itinerários guiados pelo estuário do rio Minho, para conhecer mais de perto as problemáticas associadas à migração dos peixes (pesca, obstáculos, zonas de postura e de repouso, alimentação). Para tal, será entregue, aos participantes, diverso material informativo.

A iniciativa enquadra-se na programação de actividades do projecto europeu MIGRANET, tal como explicou o responsável do Aquamuseu, Carlos Antunes.

A inscrição na atividade é gratuita. Refira-se que, nestes moldes, esta iniciativa de participação ambiental acontece pela primeira vez.
Além da atividade em si, a organização facilitará o almoço e o transporte no estuário, bem como a abrangência de um seguro de responsabilidade civil para os participantes.

A actividade decorre a 28 de Setembro e insere-se no projecto MIGRANET, um projecto europeu que tem como objectivo central “configurar uma estratégia de cooperação conjunta, na obtenção de dados sobre peixes migratórios”.

Pretende-se, assim, conhecer o “estado de conservação das suas populações, as pressões existentes e prever futuras mudanças de cenários, perante as alterações climáticas e não climáticas no espaço sudoeste europeu”.

No caso do rio Minho, a observação será feita sobre as espécies migradoras: o salmão, a savelha, o sável, a truta e a lampreia.

Últimas