PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Apoios a criadores de gado afectados pelos incêndios duplicados. Distrito conta com oito concelhos identificados

25 Outubro, 2010 - 09:51

168

0

O Ministério da Agricultura acaba de publicar em Diário da República a listagem de mais 125 freguesias do país afectadas pelos incêndios do último Verão e cujos criadores de gado vão ser apoiados na compra de alimentos. Três concelhos do Vale do Minho contemplados.

O Ministério da Agricultura acaba de publicar em Diário da República a listagem de mais 125 freguesias do país afectadas pelos incêndios do último Verão e cujos criadores de gado vão ser apoiados na compra de alimentos. No distrito de Viana do Castelo há mais 24 freguesias contempladas, distribuídas por oito concelhos. O deputado socialista eleito pelo Alto Minho, Jorge Fão, explica que o alargamento deste programa de emergência é "um sintoma" de que há necessidade de prestar apoio aos criadores de gado desta região, mas deixam o alerta, o prazo de candidaturas é "muito curto".

Terminada a época de incêndios de 2010 a 15 de Outubro, o Governo efectuou o levantamento final dos prejuízos e decidiu duplicar o número de freguesias apoiadas para fazer face à escassez de pasto natural para os animais.
Dos dez concelhos do Alto Minho, oito são contemplados, ficando de fora da lista Melgaço e Vila Nova de Cerveira.
De resto, o concelho do Vale do Minho com mais freguesias contempladas no novo despacho é o de Paredes de Coura, com cinco – Bico, Ferreira, Infesta, Insalde e Vascões. Seguem-se Cerdal e Taião, no concelho de Valença, e de Monção só a freguesia de Cambezes figura na listagem.
Os produtores que queiram concorrer a estes apoios podem apresentar as candidauras até 08 de Novembro.
Recorde-se que em Agosto, o ministro da Agricultura, António Serrano, anunciou uma ajuda de 40 euros por ovino ou caprino e 100 euros por bovino aos criadores de gado de 150 freguesias afectadas pelas chamas. No entanto, e depois de alguma contestação sentida em todo o país devido à exclusão de algumas localidades, a tutela fez um novo levantamento e às 150 freguesias inicialmente identificadas, juntam-se mais 125 agora publicadas noutro documento.

Últimas