PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Apoio da Cáritas de Viana alargado a 120 novas famílias nos primeiros nove meses do ano

24 Outubro, 2012 - 10:30

119

0

Segundo José Machado, até 30 de setembro, as famílias apoiadas pela Cáritas em Viana do Castelo corresponderam a agregados familiares com 3.997 pessoas.

A Cáritas de Viana do Castelo apoiou, nos primeiros nove meses do ano, 1.360 famílias carenciadas, um aumento de 120 novos casos face a 2011, disse hoje à agência Lusa o presidente da instituição.

Segundo José Machado, até 30 de setembro, as famílias apoiadas pela Cáritas em Viana do Castelo corresponderam a agregados familiares com 3.997 pessoas.

“Estamos a falar de pessoas da classe média-baixa, que ficaram no desemprego, sem dinheiro, e vêm ter connosco a pedir ajuda para alimentação, roupa e pagamento de contas. Não temos tido mãos a medir”, explicou José Machado.

Entre 2011 e 2012 recorreram ao apoio da Cáritas cerca de 300 novas famílias.

O atendimento social na Cáritas de Viana do Castelo acontece duas vezes por semana, envolvendo cinco equipas de duas pessoas, totalmente voluntárias, mas os pedidos não param de chegar.

“Nesta altura estamos com uma lista de espera para o atendimento social superior a um mês e meio. Desde livros do primeiro e do segundo ciclo, ao pagamento de rendas de casa, contas, medicamentos e até propinas”, admitiu o responsável.

Uma vez por semana a Cáritas distribui roupa às famílias carenciadas da região.

“Temos feito de tudo. Só no início do ano escolar foi um verdadeiro pandemónio com os pedidos que recebemos. Não conseguimos aguentar este ritmo”, disse ainda.

Apenas nos primeiros nove meses do ano, o apoio social já custou mais de 45.000 euros à instituição, que sobrevive com donativos e peditórios, além de um apoio financeiro entretanto atribuído pela Câmara de Viana do Castelo.

“Em cada dia de atendimento recebemos 20 famílias. Em termos de recursos e humanamente não podemos atender mais”, acrescentou José Machado.

Últimas