PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Apeadeiro provisório para as obras na Eiffel passa a definitivo

21 Fevereiro, 2012 - 13:58

140

0

Um apeadeiro construído em 2006 para funcionar de forma provisória durante o encerramento, para obras, da ponte Eiffel de Viana do Castelo, começou esta semana a passar a definitivo.

Um apeadeiro construído em 2006 para funcionar de forma provisória durante o encerramento, para obras, da ponte Eiffel de Viana do Castelo, começou esta semana a passar a definitivo.

O apeadeiro de Areia-Darque, na margem esquerda do rio Lima, entrou ao serviço em julho de 2006, a pedido da autarquia de Viana do Castelo, como medida mitigadora da interdição de trânsito rodoviário na Ponte Eiffel, para obras de reabilitação que se prolongaram durante 21 meses.

“Embora o seu funcionamento estivesse inicialmente previsto apenas enquanto durassem os trabalhos de conservação do tabuleiro, a infraestrutura, com caráter provisório, permaneceu no local dada a sua localização num meio densamente urbanizado”, explicou à Lusa fonte da Refer, empresa pública que gere a rede ferroviária nacional.

A fonte acrescentou que a intervenção agora iniciada “visa dotar de melhores condições aquela infraestrutura, através da construção no local de uma plataforma com 80 metros de comprimento, a uma altura de 0,685 metros em relação ao plano de rolamento”.

As obras arrancaram esta semana e a estrutura, até agora provisória, terá três metros de largura e um abrigo, além de um novo acesso pedonal “mais amplo e acessível a pessoas com mobilidade condicionada”.

A empreitada vai custar cerca de 66.300 euros e conta com um prazo de execução de 90 dias.

“A plataforma será constituída por muros em betão armado pré-fabricados, revestimento a betonilha, vedação em painéis de aço e reaproveitamento da estrutura metálica de um dos abrigos para materialização do abrigo definitivo”, acrescenta a Refer.

Até agora o apeadeiro servia apenas como local de entrada e saída de passageiros, sem estruturas de apoio, tendo em conta que em Darque, uma das maiores freguesias do concelho de Viana do Castelo, existe uma Estação ferroviária, mas distante da zona mais povoada daquela vila.

Mesmo depois da reabertura da ponte Eiffel ao trânsito, em outubro de 2007, após obras de 15 milhões de euros, o apeadeiro manteve-se em funcionamento.

Últimas