Trata-se de um íbis-eremita (Geronticus eremita). Foi filmado esta quinta-feira no Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo.
É atualmente uma das aves mais ameaçadas do mundo e, durante a década de 90, chegou mesmo a estar catalogada entre as espécies em perigo crítico de extinção.
Recorde-se que, conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, uma ave da mesma espécie foi vista e fotografada no passado mês de dezembro em A Guarda, concelho galego vizinho de Caminha.
Não foi possível apurar se será ou não a mesma ave.
Íbis-eremita na foz do rio Minho, na margem galega, em dezembro de 2024

[crédito fotografia: Manu Sobrino Senra / Via jornal Telemariñas]
O íbis-eremita é uma espécie de ave da família Threskiornithidae.
A espécie chegou a estender-se do sul da Europa e do norte da África ao Oriente Médio.
Desde o início do século 20, o íbis é encontrado em duas populações disjuntas, uma na região ocidental, em Marrocos, nomeadamente no Parque Nacional de Souss-Massa, e outra na parte oriental, na Turquia e Síria.
O íbis-eremita, caçado quase até a extinção no século 17, voltou a voar na Europa graças aos esforços de reprodução e reflorestamento realizados nas últimas duas décadas.
Através do Projeto Eremita, que arrancou em 2004, Espanha conseguiu aumentar o número de espécies em Andaluzia.
Comentários: 0
0
0