PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Legislativas

António Costa: “Não pode haver transição energética sem lítio”

9 Janeiro, 2022 - 00:27

484

0

Legislativas.

“Não pode haver transição energética sem lítio. Não se pode ter sol na eira e chuva no nabal”. A frase foi proferida este sábado pelo líder do PS, António Costa, no debate para as próximas legislativas, onde teve pela frente a líder do PAN, Inês Sousa Real.

 

No essencial, o debate ficou marcado pelas alterações climáticas em cima da mesa num clima amigável entre os dois intervenientes. António Costa disse mesmo que o PAN “foi o único partido que não contribuiu para esta crise política absurda”.

 

No que diz respeito ao lítio, a líder do PAN lamentou a “opacidade dos contratos” realizados com as empresas exploradoras e de o Governo não ter acautelado da melhor forma a satisfação das populações em volta das explorações, sugerindo que fossem encontradas “alternativas que ajudem a transitar para uma economia mais limpa”.

 

A visão de António Costa é diferente. O candidato socialista considera que  “o lítio é um recurso decisivo para o armazenamento de energia e uma solução para o problema da eficiência energética” e que o país tem condições privilegiadas para apostar neste recurso, fazendo depois notar que nenhuma zona de exploração está isenta da avaliação de impacto ambiental e que esta tem em conta obrigatoriamente a segurança das populações.

 

As próximas eleições legislativas estão marcadas para dia 30 de janeiro.

 

 

[Fotografia: Screen RTP3]

Últimas