“Não pode haver transição energética sem lÃtio. Não se pode ter sol na eira e chuva no nabal”. A frase foi proferida este sábado pelo lÃder do PS, António Costa, no debate para as próximas legislativas, onde teve pela frente a lÃder do PAN, Inês Sousa Real.
No essencial, o debate ficou marcado pelas alterações climáticas em cima da mesa num clima amigável entre os dois intervenientes. António Costa disse mesmo que o PAN “foi o único partido que não contribuiu para esta crise polÃtica absurda”.
No que diz respeito ao lÃtio, a lÃder do PAN lamentou a “opacidade dos contratos” realizados com as empresas exploradoras e de o Governo não ter acautelado da melhor forma a satisfação das populações em volta das explorações, sugerindo que fossem encontradas “alternativas que ajudem a transitar para uma economia mais limpa”.
A visão de António Costa é diferente. O candidato socialista considera que “o lÃtio é um recurso decisivo para o armazenamento de energia e uma solução para o problema da eficiência energética” e que o paÃs tem condições privilegiadas para apostar neste recurso, fazendo depois notar que nenhuma zona de exploração está isenta da avaliação de impacto ambiental e que esta tem em conta obrigatoriamente a segurança das populações.
As próximas eleições legislativas estão marcadas para dia 30 de janeiro.
Comentários: 0
0
0