PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Antigo posto alfandegário dá lugar a Centro de Educação Ambiental

29 Maio, 2014 - 07:34

262

0

Inauguração marcada para esta sexta-feira, às 18h00.

O antigo posto alfandegário, requalificado pela autarquia no ambito da execução da 3ª fase da Ecopista do Rio Minho, vai transformar-se num Centro de Educação Ambiental, Observação e Interpretação da Natureza Ribeirinha, abrindo-se, desta forma, à educação ambiental e valorização do património natural.
O novo equipamento, gerido e dinamizado pelo núcleo local da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), será inaugurado esta sexta-feira, pelas 18h00.
Na altura, será rubricado o contrato de comodato entre a autarquia e aquela associação ambientalista e aberta a exposição de fotografia luso-galaica “Uma natureza, dous miradas”.
Nesta cerimónia, que contará com o presidente da Câmara Municipal de Monção, Augusto Oliveira Domingues, e o presidente da ASPEA, Joaquim José Ramos Pinto, será ainda feita uma apresentação do projeto europeu Marlisco e divulgados os projetos “RiocEAnos”, “Projeto Rios” e “Sementes por Timor”.
Para Augusto Domingues, a nova estrutura vai incentivar um conjunto de atividades de cariz ambiental junto das crianças e adultos, potenciando o ecoturismo desportivo e recreativo na Ecopista do Rio Minho e contribuindo para uma intervenção sustentável na zona ribeirinha do municipio. “Do ponto de vista turístico, a nossa ação será complementada com o trabalho de uma associação vocacionada para a promoção de atividades em contexto ambiental. Na vertente de educação ambiental, serão efetuadas várias ações de sensibilização destinadas a diferentes públicos”, aponta o edil de Monção.
A recuperação daquele imóvel, desativado desde finais da década de oitenta do século passado, teve como finalidade a criação de condições de apoio à Ecopista do Rio Minho, corredor ecológico que liga o Parque da Lodeira à localidade de Valença, visando ainda reavivar a herança histórica e a relação de afetividade de todos os monçanenses com o rio Minho.

Últimas