PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto

Antevisão à jornada de 7/8 de Fevereiro

7 Fevereiro, 2015 - 08:27

418

0

Acompanhe o fim-de-semana desportivo na sua rádio de todos os dias.

Não diremos que há muito mais para além do clássico de Domingo à noite, a não ser os comentários e as “jogadas” após o apito final de Jorge Sousa, mas há muitíssimo, praticamente tudo, a anteceder o grande dérbi lisboeta, para o qual convergem as atenções no fim-de-semana desportivo.
Começamos, como habitual, pela divisão de honra vianense, onde se assinala a saída do líder Neves até aos vizinhos de Castelo de Neiva, em busca, certamente, de algo melhor que o empate na primeira volta, já que manutenção da liderança está sempre dependente duma vitória, que o líder ambicionará, pois o mínimo deslize poderá significar ultrapassagem pelo Ponte da Barca, a jogar no seu reduto e a pretender, de igual modo, melhor que o nulo em Vitorino de Piães. Já agora e para não variar, a intenção do Atlético dos Arcos não será apenas fazer melhor mas muito melhor, aliás, opor-se totalmente à primeira volta, onde no seu campo averbou a única derrota até agora, mas há que fazer as curvas do Extremo em viagem até ao Manuel Lima onde o Desportivo de Monção será obrigado a inverter os resultados para evitar que o número de derrotas suplante o das vitórias.
Passando os jogos do trio da dianteira, o par perseguidor, composto por Correlhã e Valenciano, terá deslocações aos promovidos “P”, Perre e Paçô, respectivamente, com os cornelianos a defrontarem um conjunto envolvido em luta titânica pela permanência, que pode inclusive titular a lanterna vermelha em caso de derrota, ao passo que os valencianos têm tarefa também complicada, pois o seu adversário vem de duas derrotas consecutivas e tentará agarrar-se ao slogan que “à terceira é de vez” em oposição aos fronteiriços que “não há duas sem três”.
Courense e Melgacense disputam o dérbi da jornada, em situações bem distintas, pois os courenses opõem a sua tranquilidade à intranquilidade dos da terra de Inês Negra, à beira de entrada no mini campeonato da despromoção. Para este, a lanterna vermelha, Campos, será anfitriã do Lanheses, um dos encontros com sinal obrigatório de pontuação, pois em antítese, ficará mergulhado num panorama sombrio, tal como recresce em importância o Vila Fria/Moreira do Lima, um duelo entre dois conjuntos nos mesmos objectivos.
Ao contrário da primeira divisão, a liderança da secundária não corre qualquer risco, mas o objectivo e desejo do Chafé consiste em manter, minimamente, a vantagem de cinco pontos e sair de Darque com um triunfo claro e preciso, depositando mesmo alguma confiança no Lanhelas que, no seu reduzido campo, seja capaz de se impor ao Vila Franca, retirando algum perfume às “rosas”, ainda inebriadas pela “bebedeira” de oito goles da semana passada.
O Moreira regressa à Tomada com a certeza matemática que tem apenas mais um ponto que o Arcozelo e que a única maneira de se manter no “bronze” será ganhar o desafio, pois o empate poderá não ser suficiente tendo em conta a possibilidade dos conterrâneos do Raianos obterem um triunfo em Caminha, numa dos encontros mais complicados desta segunda volta dos monçanenses. Na foz do Minho, apenas ganhou o Távora com um único golo, tendo-se registado ali a primeira derrota do Moreira, adversidades conhecidas do Raianos, que irão precavidos, tal como estarão os “canarinhos” de Moreira, quiçá mais concentrados que nas Lagoas.
De meio para baixo da tabela, numa espécie de prova de consolação, três partidas com o interesse principal na manutenção ou alteração da lanterna vermelha, actualmente propriedade do Castanheira, que se desloca a Távora e, por isso, em dificuldade de deixar o posto, tanto que a única permuta só poderá ser com as Águias do Souto, que não saem de casa, aguardando os vizinhos de Facha, numa das hipóteses de conseguirem o segundo triunfo. Ancorense e Bertiandos, embora mais cómodos um pouco, poderão cumprir um jogo calmo e de algum interesse.
Na ligação entre as duas metades, tipo charneira, eis o jogo Vianense B / Gandra, que até empataram na primeira volta e se encontram em dois lugares consecutivos, embora impedidos de alternância.
O nacional de seniores continua em pausa até Domingo, pelo que entramos já no profissional. Cada vez mais emocionante, a II Liga mostra o líder Tondela em deslocação à Tapadinha, ao “velhinho” Atlético, enquanto o mais directo seguidor, a Oliveirense, terá honras na recepção à lanterna vermelha, Trofense, num encontro teoricamente acessível, cabendo ao “bronze” Freamunde as honras de abertura da ronda na Madeira, frente ao Marítimo B, logo na manhã de Sábado.
E eis-nos então chegados à liga principal onde o cartaz da jornada é esse clássico de Alvalade, entre Sporting e Benfica, decisivo para os Leões, de aparente calma e maior tranquilidade para as Águias. Lá para a noite de Domingo, pois, na véspera, o Porto viaja até ao “Cónegos” de Moreira, com dupla esperança: por um lado, a conquista dos três pontos, em resultado de vitória que não contará com facilitismos locais; por outro lado, obter ainda uma vitória de sofá, na noite seguinte, agradando-lhe, certamente, um não triunfo encarnado.
De permeio e ainda a anteceder o clássico, dois importantes confrontos rumo à Europa, como são os casos do Estoril/Braga e do Guimarães/Belenenses, com os minhotos melhor posicionados na concretização desse objectivo, razão pela qual os adversários colocarão o máximo empenho nas partidas para não “desesperarem”.
Outros sim, mais dois encontros em que os anfitriões ainda acalentam sonho europeu e os visitantes lutam, tenazmente, pela fuga aos lugares de despromoção onde, momentaneamente, se encontram: Marítimo/Gil Vicente e o dérbi duriense entre Paços de Ferreira e Penafiel. Não descurando, de igual forma, dois encontros de ansiedade e emoções fortes, ainda pela tarde de Domingo, como serão os casos de Arouca/Nacional e mormente de Setúbal/Académica, com os conjuntos a norte do Mondego em luta pela manutenção e os sadinos, da tranquilidade, após este crescendo psicológico que os levou mesmo às meias-finais da Taça da Liga, então será momento para desfrutar desse Sporting/Benfica, altamente decisivo para as contas leoninas na competição, em momento que acabam de sair de mais uma prova: a Taça da Liga e da possibilidade de novo confronto entre ambos no espaço de mais uma semana.
Queremos satisfazer o desejo de todos: vitória leonina, triunfo encarnado ou empate que não desgostaria azuis e brancos. Apostemos, por isso, uma tripla neste encontro de Alvalade, com a certeza que o triunfo benfiquista dará uma sapatada ao campeonato, “despedindo” os leões da prova; uma vitória sportinguista animará o trio; um empate também adiará as grandes decisões; isto, obviamente, se o Porto se não auto despedir na véspera. Vamos, até lá, resfriando a ansiedade e controlando as emoções.
Mas não haverá só Sporting/Benfica em futebol, pois também o campeonato de Futsal nos proporciona esse clássico, embora em casa inversa, mas com a mesma diferença pontual, pese esta ser menos perigosa que a do futebol, pela disputa da fase dos play offs.
Voltando ao futebol, citemos mais três partidas relativas ao Inatel, de regresso após três semanas. Longos Vales desloca-se a Anais, equipa que espreita a chegada à liderança, donde extrair dificuldades esperadas à turma sanjoanina. A chegada do Anais ao topo está, porém, dependente do Cabaços que se desloca ao campeão em título, Adecas, embora lanterna vermelha no que vai de época, ficando pelos conjuntos equilibrados a meio da tabela, Cepões/Cardielos, o terceiro jogo da ronda.
Pelo Hóquei em Patins, o “nosso” Valença H C tem mais uma deslocação, desta feita a Gulpilhares, ficando a jornada do campeonato nacional maior adiada para meados da semana por compromissos europeus.
Além da maratona do futebol de sete, com os seus quarenta e cinco jogos, bem como a formação distrital e nacional, terminamos esta antevisão com os votos de boa sorte ao Monção B C que vai iniciar a disputa do campeonato nacional de Juniores Masculinos, começando na Póvoa, passando pelo Dragon Force e outros “monstros” do nosso basquetebol.
Olhando ao início e ao que foi sendo enumerado, só poderemos concluir: Grande fim-de-semana!

Últimas