PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto

Antevisão à jornada de 29/30 de Março

28 Março, 2014 - 08:12

165

0

Acompanhe tudo nesta rádio de campeões.

Embora nos últimos dias e com mudança de hora já efectuada, a jornada deste fim-de-semana ainda decorre no mês de Março! Março, mês que fez história na Alemanha com a consagração do Bayern como campeão. E será que a história também acontecerá por estas bandas com o C D Cerveira? Eis uma das grandes interrogações para os próximos dias, com possibilidades de resposta afirmativa.
Antes, porém, dos distritais, iniciemos pelo principal campeonato nacional, agora que as grandes decisões estão prestes a surgir. É certo que ninguém admite a fuga do título ao Benfica, embora o Sporting ainda tenha uma leve crença e, nesse aspecto, desejará sortes distintas aos rivais minhotos. Primeiro a entrar em acção, o Leão quer derrotar, no seu covil, os conquistadores vitorianos e esperar que os guerreiros do Minho abatam a sua vizinha Águia, numa das derradeiras tentativas de salvação da época com a aproximação a lugares europeus.
É que tudo se complicou para os arsenalistas já que hipotecaram em muito as hipóteses via Taça de Portugal e resta-lhes a chegada ao quinto posto, que passa, necessariamente, por não sair derrotado neste encontro.
Todavia, os encarnados da capital não facilitarão, mais precavidos após o “ensaio” no Dragão e nem o desgaste físico será problema pela igualdade perante o adversário. Já o Dragão desejará que a sua vizinhança minhota saia engradecida na jornada, e os bracarenses gostariam também do retorno dos dragões, mas a sua tarefa não será fácil como não tem sido as deslocações à Choupana.
Enfim, uma jornada muito ansiada, certamente animada e emotiva, desde logo por um dos jogos mais importantes, a abrir a ronda esta noite: Belenenses/Paços de Ferreira, uma finalíssima para os do Restelo, que poderão isolar-se, perigosamente, lá pelo fundo da tabela.
Já que andamos pelos nacionais, mencionemos os seniores. O que era impensável no final da primeira fase, oxalá não seja realidade nesta ronda derradeira da primeira volta da fase final. O Valenciano jogará a “liga dos últimos”, lutando para não cair nesse indesejado lugar de lanterna vermelha. Chegou a hora do tudo ou nada para os raianos de Valença. Até quem sabe se uma vitória – ou neste jogo ou então talvez só nas calendas! – não será curta, mas é o mínimo para manter a esperança e serviria de condenação ao adversário, Ninense.
Os pares Fafe/Vilaverdense e Santa Maria/Vianense têm duelos interessantes, com o primeiro em debate pela liderança, e ambos pela salvação, e o segundo por lugar de relativa tranquilidade, que será maior para os vianenses e consequentemente mais complicado para os Galegos. Ambos, porém, atentos ao desenrolar do dérbi transmontano entre Mirandela/Pedras Salgadas, com os anfitriões à espreita de liderança, desejando empate em Fafe e os forasteiros a tentar a ultrapassagem aos de Barcelos.
Na série de subidas, os “capões” têm condições para manter a liderança, pese a deslocação a S. João de Ver, nas terras da Feira, onde se perfilam como favoritos, e esperam pelo desfecho do Bragança, em que os transmontanos têm dificílima deslocação a Vizela. Por sua vez o Boavista – vai jogar para quê? Cumprir calendário em Cesar? Estranhou a pergunta? Ora, se foi “convidado” à primeira Liga, para que joga? Se não reunir condições, obviamente também não reúne para a segunda!!!
Deixando mais esta “peripécia doirada” do nosso desporto rei, o Limianos terminará a primeira volta como lanterna vermelha, mas em caso de vitória perante o Vitória, fica com a esperança de ceder o lugar na volta final.
E agora, sim, voltemo-nos para os “nossos”. O Cerveira pode sagrar-se campeão este Domingo, no Rafael Pedreira e continuar invencível, após a vitória de ontem à noite em Ponte da Barca, por dois a zero. Sem mais.
Todos acordaremos na extrema importância do encontro Moreira do Lima/Bertiandos, não só pela rivalidade neste dérbi dos dérbis limianos, senão pela hipótese de salvação para um deles, já que ambos poderão descer. Um ponto separa estes dois conjuntos e a situação em que se encontram bastará para definir a importância crucial da partida. Uma coisa é evidente: ambos jogarão com os ouvidos no Manuel Lima, onde se desloca o Darquense – o terceiro elemento deste mini campeonato, que deverá encontrar um Desportivo de Monção com pensamento único no regresso às vitórias, que lhe fogem há três jornadas, com o intuito de reentrada no pódio, para o que contará ainda com algumas ajudas dos embates entre Atlético dos Arcos/Vitorino de Piães e sobretudo um Castelense/Correlhã pois dois deles ou todos perderão, de certeza, pontos.
Restam os três encontros com os conjuntos do Vale do Minho, ressaltando a importância do Lanheses/Melgacense, bem como do Courense/Vila Fria, pelas respectivas proximidades entre os pares, possibilitando-se alternâncias, sempre interessantes para um encontro, concluindo com o Ponte da Barca/Campos, quiçá com os locais a tentar a “vingança” da primeira volta e a derrota, bem fresca, frente ao líder.
Na divisão secundária, destaque ao jogo dos “P” – Paçô/Perre, entre terceiro e primeiro, prova de fogo aos anfitriões com maior acalmia para os forasteiros, mas daqueles com prognóstico à João Pinto, “só no fim do jogo”, com Vila Franca a fazer jus à terra, que é como quem diz, francamente favorito a festejar frente a Fachense (aliteração propositada) e Raianos em mais uma finalíssima de vontade e esperança, que oxalá na caia por terra, no jogo na terra de S. Martinho da Gandra.
Que trilogia em destaque na jornada, onde mais cinco jogos servirão para cumprir a vigésima quinta ronda, começando a nossa citação por “casa”, com um Moreira/Chafé, onde os canarinhos poderão dar sequência à boa prova, prosseguindo em “casa” com o Castanheira a visitar Arcozelo, numa tarefa complicada para os courenses, dando um saltinho a Rebordões, para ver as Águias do Souto tentar “bicar” o Ancorense e terminando à beira-mar com dois duelos bem interessantes: um Caminha/Távora, ambos bem posicionados e quiçá desesperançados de algo mais que não lugares de honra; outro pelos “fundeiros” Darquense B /Lanhelas, em oportunidade recíproca para os lanhelenses se afastarem da lanterna vermelha ou vice-versa os de Darque se aproximarem do seu adversário, espreitando ocasião seguinte para a ultrapassagem.
Quatro apontamentos finais para fechar este fim-de-semana com novo horário solar, que não ainda desportivo. Primeiro, o Inatel, com o ainda campeão Adecas em aproveitamento do factor casa para tentativa de fuga aos seu adversário Cardielos e, simultaneamente, do Cabaços, em descanso. Segundo, a certeza que uma equipa de seniores femininos do Vale, ambas a disputar a Taça Nacional, jogará a final da Taça Distrital, na tarde de Domingo, em Arcos de Valdevez, já que ambas se defrontam nas meias na tarde anterior e no mesmo local. Terceiro, a despedida da primeira fase dos campeonatos de Benjamins e Infantis, com o lamento de não poder anunciar sete campeões no final de outros tantos campeonatos, mas na expectativa de vir a saudar catorze resultantes de mini torneios com cinco jogos. Além de inglório é sobretudo imoral. Como apregoamos a Moral, saudaremos amanhã dois ou um duplamente: o Cerveira, em Infantis; este clube ou o Moreira, em Benjamins. E se for o Moreira – fortes probabilidades – terá mais dificuldades em vencer o tal mini torneio que os Infantis do mesmo clube, que ficarão em sétimo lugar, mas encabeçam uma das séries, reunindo melhores probabilidades de virem a sagrar-se campeões! Dá para entender?! Não queira que percamos tempo a explicar estes malabarismos.
E por último, a máxima probabilidade de saudarmos o Valença HC na qualidade de campeão nacional da III divisão, em seniores, e consequente promoção à categoria superior. Duas são as hipóteses, a primeira das quais esta mesma noite, em sua casa, frente ao Penafiel, que certamente não estragará a festa. Quando muito podê-la-ia adiar até à tarde de Domingo, mas o Valença H C espera entrar campeão no recinto do Ancorense.
Sejam bem-vindos, campeões, a esta Rádio que possui uma equipa da mesma categoria!

Últimas