PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto

Antevisão à jornada de 25/26 de Março

24 Março, 2016 - 08:52

236

0

Acompanhe o fim-de-semana desportivo na sua rádio de todos os dias.

É tempo de festa. É tempo de Páscoa, mas antes de entrarmos na festa propriamente dita, desfrutemos de mais um fim-de-semana em matéria desportiva, ainda que em formato reduzido, mas não em diminuta importância e expectativas, com adiantamento em relação ao habitual, a ponto do nosso epicentro se situar em plena Sexta-feira Santa, embora com um dia de Sábado em abundância de jogos nalgumas modalidades, futebol incluído, naturalmente.
Reportando-nos a seniores e em nível distrital, a principal divisão limita-se a meio encontro, a segunda parte do Desp. Monção/Atl. Arcos, que na altura própria começou uma hora mais tarde e … obrigou a este “prolongamento” até ver se se consuma nesta tarde do “Calvário”. Talvez na altura própria, a importância do encontro fosse maior, pois neste momento não passará além dum mero cumprimento de calendário, sendo que em todo o caso ninguém quererá perder neste clássico, se bem que a tarefa dos anfitriões será hercúlea em função da desvantagem de dois golos ao intervalo. Veremos, em todo o caso, se estes quarenta e cinco minutos não provocarão surpresa… até para esquecimento das “mágoas” desse longínquo 3 de Janeiro.
Também em tarde de Sexta-feira Santa, a divisão secundária nos apresenta sete dos nove encontros de nova jornada. O interesse maior residirá no facto de ficarmos a saber se o trio perseguidor da liderança – Távora, Bertiandos e Ancora Praia – manterá a união. Há algo que nos indicia que ou o trio será desfeito ou passarão a ser únicos candidatos ao lugar de promoção aberto. Tal resulta dum Ancorense/Bertiandos, de resto o encontro principal da jornada, para ficarmos com confirmação da manutenção do Bertiandos ou afastamento dos homens da beira-mar, até porque o Távora/Melgacense ficou descarregado dessas emoções na passada ronda, com a derrota dos da terra de Inês Negra, ficando o jogo com interesse em sentido único para os tavorenses. Quanto ao Ancora Praia, embora em deslocação, ela será curta, até Perre, sem que os locais tenham objectivos de maior, o que não é sinónimo de “venda” ao desbarato.
Lançamos os jogos da “troika” seguidora, mas atentemos que o líder Arcozelo também não terá tarefa facilitada ali pela foz do Minho, diante do Lanhelas, cuja equipa tem vindo a ressentir-se da mudança técnica mas aguarda momento de inversão da tendência e quantas vezes um jogo deste calibre é o melhor atractivo.
Olhando pela nossa área, apenas nos falta menção do Moreira, numa deslocação complicada à Facha, onde por norma nem costuma ser feliz, já que Raianos, em Viana, e Longos Vales, com recepção à lanterna vermelha, Castanheira, adiaram seus encontros por uma semana. No entanto teremos ainda dois dérbis, que só por esse facto, trarão emoções: trata-se dum limiano, entre Gandra e Anais e outro vianense, entre Darquense e Cardielense, para seguirmos atentamente em plena tarde de Sexta-feira Santa.
Já o Sábado, dito de Aleluia, proporciona-nos o fecho da primeira metade do Portugal Prio, com o trio vianense em viagem por terras transmontanas. Tarefa mais problemática será a do Limianos em casa do líder Pedras Salgadas, embora, opostamente, seja o que corre, por ora, menos riscos, já que o Vianense, embora em deslocação à lanterna vermelha, Argozelo, tem a espinhosa missão de manter o adversário no fundo, em vez de lhe relançar esperanças e precipitar-se também a si, ao passo que o Neves terá que na terra quente de Mirandela conseguir sair sem ser “queimado” para continuar o rumo traçado há uma semana. A curiosidade desta ronda derradeira de cada metade, que opõe minhotos a transmontanos, obriga ao confronto entre os madeirenses, desta feita em casa do Marítimo, em águas tranquilas, contrariamente à Camacha que bem precisa navegar para fugir do mar encapelado.
Na série de promoção, o Estarreja/Fafe é o jogo da liderança e mais um teste à invencibilidade dos fafenses que, conseguindo essa manutenção, darão passo importante, embora devam ter em conta que o Vizela é anfitrião de Anadia e, por isso, candidato a chegar à dianteira. O Bragança joga a esperança em Gondomar, conservando-a em caso de triunfo, um sentimento quiçá já perdido por Pedras Rubras, lanterna vermelha, anfitrião de Vilaverdense, a quem pretenderá entregá-la.
O futebol profissional limita-nos a quatro jogos da II Liga, que, à excepção do Aves/Varzim, por antecipação, interessante até pela parceria no mesmo lugar, os três restantes servem para acerto de calendário, o que poderá permitir ao Famalicão regressar ao segundo posto, voltando à companhia do Chaves, contanto que derrube o Portimonense, afastando mais um potencial candidato, bem como possibilitar ao Freamunde a ultrapassagem dos algarvios (caso sejam vencidos no Minho) e reentrar em lugares próximos de promoção. Por outro lado, Leixões e Ac. Viseu entram em duelo pela fuga ao lugar próximo do precipício em que ambos se encontram.
E se de futebol vimos falando, prolonguemos pela formação distrital com a atribuição de mais um troféu – a Taça de Juvenis que viajará desde Guilhadeses para a região de Barroselas já que este emblema e o Neves são os intervenientes dessa final. Já em Juniores, deveremos ficar a conhecer os finalistas que comparecerão em 23 de Abril, no Areal, em Messegães, apontando favoritismo ao campeão Cerveira e empenhado na “dobradinha”, anfitrião de Ponte da Barca, que enfrentará o vencedor do Vianense/Paçô.
Só mais uma pincelada pelo Futsal, frisando a continuidade dos Torneios Extraordinários em Juniores Masculinos e Seniores Femininos, com saudação ao Castanheira pela estreia na Taça Nacional diante da Águia de Vimioso. A Liga Sport Zone também não faz pausa pascal em jornada que o Sporting tem a deslocação mais difícil a partir de agora, ao reduto do Burinhosa, com Benfica, à espreita, em recepção a Lombos, merecendo ainda saliência o Modicus/Braga.
Eis o que se nos oferece para um fim-de-semana especial de Páscoa. Que também nos altera significativamente a programação, com a “Tarde Desportiva” em Sexta-feira e a junção de “Prolongamento” e “Tamanhos da Bola”, na Terça-feira.
Entre um e outro dos programas será Páscoa. Uma festa que a todos desejamos Santa e Feliz.

Últimas