PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto

Antevisão à jornada de 15/16 de Novembro

14 Novembro, 2014 - 10:24

175

0

Acompanhe o fim-de-semana desportivo na sua rádio de todos os dias.

Nos extremos de mais um fim-de-semana prolongado, em matéria desportiva, jogará o clube de todos nós, a selecção nacional Clube de Portugal, primeiro em encontro a doer e depois talvez ainda outro com mais frenesim, embora os pontos deste último não intervenham na matemática de apuramento para o Europeu.
O princípio da noite de Sexta-feira conduz-nos ao Algarve no apoio à selecção frente à Arménia e todos desejamos que a mais uma vitória rumo a França; na Terça-feira, em particular, esperemos que amigável, poderemos observar o duelo contra a Argentina, desejando que seja mesmo um Portugal/Argentina, de qualidade extra, e não apenas as exibições individuais de Ronaldo/Messi.
Motivado pelos jogos da selecção, estarão em paragem os campeonatos profissionais, salvo alguns pormenores de acertos na II Liga ou a conclusão da 2a Fase da Taça da Liga. Mas nem por isso, deixarão de ser menores os motivos de interesse e as emoções mais próximas, geograficamente falando.
Para começar em grande, fixemos o Neves/Valenciano, cartaz maior da principal divisão vianense. Líder isolado, à oitava jornada, o Neves assume-se como grande candidato ao título, que, aliás, persegue há épocas, e o Valenciano tentará evitar situar-se a uma distância significativa de cinco pontos, em caso de derrota, quando nos encontramos já às portas do primeiro terço cumprido na prova. Indiscutivelmente, um jogo de importância elevada no Alferes Pinto Ribeiro, mas igualmente repleto de expectativa teremos um Courense/Ponte da Barca, num confronto com idênticos objectivos, e num cenário com dois candidatos à vitória no jogo, situação imprescindível para os barquenses, já deveras atrasados na luta do topo, mas com os courenses ainda invictos no seu território, a tarefa não será absolutamente fácil.
Em matéria de jogos reportados aos lugares do cimo, dentro ainda do top five, mencionamos um Arcos/Vila Fria, com favoritismo claro a pender para os do alto Lima, mas sem esquecer que os vilafrigidenses tentam sair da situação ainda perigosa em que se encontram. Fora, por enquanto, desses cinco primeiros postos mas com tendência a integrá-los, surgem-nos um Lanheses/Vitorino de Piães, confronto quiçá algo equilibrado, com ligeira vantagem para os anfitriões, mas os forasteiros costumam pregar partidas nos recintos adversários, e ainda um Moreira do Lima/Correlhã, em que o conjunto visitante só não se encontra já nos cinco primeiros por via do jogo a menos. Este dérbi limiano é de tendência clara para “dois” no totobola, não nos parecendo que seja desta feita que os moreirenses deixarão a lanterna vermelha. Mas as surpresas continuam por aí à solta …
Cá pelas bandas do alto Alto Minho, Melgacense e Desportivo de Monção dão guarida aos “P” promovidos da época anterior, ou seja, Paçô e Perre. Mais equilibrado parece ser o encontro em terra de Inês Negra, mas o Melgacense tem melhorado e os visitantes deixaram a sensação, caíram para lugares modestos e ainda só conseguiram um triunfo fora de portas, em casa da única equipa que ainda não pontuou. Já o Desportivo será anfitrião do Perre, equipa que ainda não aprendeu a ganhar e sofre bastantes golos, pelo que só a continuidade do nervoso miudinho poderá criar complicações aos homens de Deuladeu.
Resta o Castalense/Campos, com dois conjuntos bastante aquém da prestação passada e com os homens do 1º de Janeiro ainda em busca dum primeiro triunfo, que os retire do “buraco”, os motive a outros voos, mas os vianenses espreitam oportunidade de galgar uns degraus na escada classificativa.
Tal como a principal, também a secundária nos apresenta um jogo de top, precisamente a envolver os dois primeiros classificados: Vila Franca/Raianos, no Visconde da Barrosa, jogo da jornada e da liderança, mantida pela equipa das “rosas”, em caso de empate ou vitória, ou então permutada, se em vitória forasteira. Um jogo de particular interesse e realce, até porque pode servir para um deles perder a invencibilidade. Paralelamente, jogará o Moreira, na sua casa da Tomada, a partir de agora compartilhada com o Raianos, com intenção de derrotar o Gandra e assim manter a invencibilidade e permanecer bem alto na tabela. Sérgio Felgueiras tem, no entanto, noção das dificuldades que a turma limiana lhe vai impor e motivará os atletas para o encontro de extrema importância nesta altura.
Deixando o trio dos invictos, falemos do trio seguinte da tabela, que nos traz mais um trio de encontros, com um par deles caseiros: Chafé/Távora, Fachense/Vianense B e Arcozelo/Águias do Souto. Curiosamente, o terceiro na ordem, Arcozelo, terá a tarefa mais fácil, apesar de ser mais um dos muitos dérbis limianos, já que o seu adversário é a lanterna vermelha; o único forasteiro é o Vianense B, mas reúne trunfos para sair vencedor na Arcela, perante o Fachense, que apenas ganhou, caseiramente, aos últimos; o de maior equilíbrio, apesar de tudo, deverá ser o de Chafé, pois recebe o Távora, também pretendente ao trono e que vem de derrota caseira, situação em que se agigantam na partida seguinte.
Fechemos com outro trio de jogos, este mais de lugares de meio para baixo, dando algum favoritismo aos anfitriões, mas apenas essa vantagem teórica, pois a todo o instante a lanterna vermelha, Lanhelas, se apresta para vencer o primeiro encontro, agora que tem novo comandante e já fez suar o Moreira, sendo o dérbi em Âncora propenso a tal. O factor casa poderá desequilibrar o Bertiandos/Castanheira bem como o Darquense/Caminha, em jogos em que empates também não destoarão.
O nacional de seniores também marca presença com o início da contagem decrescente da primeira fase, ou seja, o início da segunda volta. É chegado o momento de grandes decisões, numa prova muito equilibrada.
O líder Fafe será anfitrião do Bragança, podendo destacar-se nessa posição, o que equivalerá a deixar os transmontanos em dificuldades por um dos dois lugares de ouro. O Pedras Salgadas, vice-líder, também jogará em casa frente à lanterna vermelha, Vieira, equipa em subida de rendimento, pelo que o desfecho favorável aos anfitriões não será dado adquirido. Mirandela e Vianense são, de momento, os dois seguintes e melhores posicionados para almejar os dois lugares da frente. Jogarão em casa, recebendo, respectivamente, Vilaverdense e Santa Maria, duas equipas bracarenses e duas vitórias caseiras seriam proveitosas para os visitados e apetitosas ainda para os doutros dois conjuntos vianense, Cerveira e Limianos, que se defrontam nesta primeira jornada, agora no renovado Rafael Pedreira, por inversão da ordem inicial. Melhor primeira volta fez a equipa da vila das artes, mas os limianos mudaram de liderança técnica e ambicionam a permanência, pelo que o encontro em Cerveira será importante e aguarda-se também bem disputado.
Numa pincelada final, estilo miscelânea, Boavista e Rio Ave tentam passar à fase de grupos da Taça da Liga, obrigando-se a vencer, em casa, os conjuntos secundários Oriental e Chaves, que lhes impuseram empates na primeira mão. Mais complicada a vida ao Penafiel, obrigado a recuperar dois golos frente ao Covilhã.
Na II Liga, o dérbi Feirense/Oliveirense servirá não só para acerto de calendário, mas poderá destacar a liderança dos forasteiros que em caso de derrota poderão ser ultrapassados pelo Freamunde que acerta também em Ponta Delgada, garantindo minimamente o segundo posto em caso de triunfo sobre Santa Clara.
Como tantos outros fins-de-semana, teremos por aí dezenas de outros encontros em formação e a grande maratona de futebol de sete, pela manhã de Sábado, bem como outras modalidades com motivos de interesse.
E com o Valença H C a deslocar-se a Cucujães, a nossa proposta final de hoje vai para o Campeonato Distrital de Futsal em Seniores Femininos, com menção a dois jogos de relevo: o duelo dos duelos entre Soutelense e Castanheira, para saber quem vai liderar a primeira volta do campeonato, já que até ao momento ambos cem por cento vitoriosos, e a deslocação do Moreira a Ponte da Barca, noutro desfecho interessante para a decisão relativa ao quarto lugar para acesso à discussão final.
Pronto. Eis propostas para mais um fim-de-semana. Nos extremos fixemos atenções na selecção. Pelo “miolo” em tanta variedade que o melhor é fazer como nós: escolher um pouco de tudo.

Últimas